Evento debate potencial da mineração em Mato Grosso

22/06/2022
O evento discutirá pautas e propostas envolvendo todas as escalas de produção e os novos padrões de sustentabilidade voltados à mineração. 

 

Com o objetivo de debater o potencial de crescimento da atividade mineral no norte de Mato Grosso, estado que atualmente ocupa posição de destaque no cenário da mineração brasileira, a Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin) e a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat) estão organizando a 3ª. Edição do Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso, que será realizado nos dias 19 a 21 de julho próximo, em Guarantã do Norte (MT). O evento discutirá pautas e propostas envolvendo todas as escalas de produção e os novos padrões de sustentabilidade voltados à mineração. 

Entre os temas a serem discutidos, destacam-se os programas de pesquisa mineral conduzidos por empresas, estado da arte e lacunas do conhecimento geológico da Província Mineral de Alta floresta/Juruena-Teles Pires, meio ambiente, questões sociais e governança na pesquisa mineral e mineração no norte de Mato Grosso, apresentação do sistema OCB/MT em apoio ao setor mineral, regulação mineral da pequena mineração, desafios do licenciamento ambiental da pequena mineração (ESG e ODS), modelo de convivência entre cooperativas de garimpeiros e empresas e certificação do cooperativismo mineral. 

No terceiro dia do evento haverá visitas técnicas a operações de lavra na região, onde os participantes poderão conhecer os métodos de produção utilizados e as práticas ambientais que estão sendo aplicadas nas frentes de lavra, incluindo projetos comunitários. 

Além da Metamat e Fecomin, a realização e organização do seminário conta com a participação de Sescoop/MT e sistema OCB/MT e o apoio do SGB-CPRM, Cetem, Prefeitura de Guarantã do Norte e da Brasil Mineral. Maiores informações pelos e-mails: [email protected] e [email protected]

Direto da Fonte