EQUIPAMENTOS

Epiroc desenvolve cabine mais segura

25/10/2018

 

A Epiroc desenvolveu a cabine de operação remota BenchREMOTE, que pode ser operada até 100 m da área de perfuração e até 30 m acima da perfuratriz, proporcionando ao operador uma linha de visão direta do equipamento de perfuração.

Com a nova cabine, o operador pode controlar remotamente até três carretas de perfuração simultaneamente, podendo o sistema comportar a preprogramação de até dez diferentes equipamentos. A BenchREMOTE pode ser instalada em veículo Van, reboque ou contêiner. Todos os controles e telas da estação remota são idênticos às da cabine do equipamento. Um display mostra a visão de diferentes câmeras montadas na máquina e conectadas  através de uma rede Wi-Fi fechada e segura.

A Epiroc decidiu desenvolver este tipo de cabine para deixar o operador cada vez mais distante dos bancos de rochas instáveis, um perigo iminente para os mineradores. Com ela, o operador pode controlar carretas de perfuração da linha SmartROC de uma distância segura. O sistema também suporta a funcionalidade Georefence, que pode ser incluída no programa de perfuração e oferecer aos operadores uma área de trabalho com níveis reduzidos de ruído e poeira além de um ambiente tranquilo, espaçoso e seguro.

A cabine de operação remota BenchREMOTE está disponível para as carretas de perfuração SmartROC D50, SmartROC D55, SmartROC D60 e SmartROC D65, e para os modelos SmartROC T45 LF, SmartROC C50 e SmartROC CL.