CARVÃO

Entidades defendem cinzas em concreto

26/04/2017

 

O presidente e o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul - Sindibritas e da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro - Agabritas, respectivamente Pedro Antônio Reginato e Nilto Scapin, reuniram-se com secretário estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Arthur Lemos Júnior e com o presidente interino da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Eletrobras CGTEE, Ricardo de Souza Licks, para apresentar e ampliar os benefícios ambientais do uso das cinzas geradas pela queima do carvão mineral como aditivo em concreto. Scapin também representou, na agenda, o Sindicato das Empresas de Serviços em Concretagem do RS - Sisecon. 
 
No encontro os representantes argumentaram que a utilização das cinzas pelas concreteiras gaúchas gera um ganho importante, ao se evitar o descarte do material em aterros de minas. Para isso, afirmaram ser importante contar com a parceria da CGTEE, que é responsável por gerar uma demanda expressiva do produto em suas usinas no Rio Grande do Sul. 
 
A utilização das cinzas também diminui a emissão de gases na atmosfera. Pedro Reginato e Nilto Scapin salientaram que as empresas do setor no Rio Grande do Sul estão aptas para utilizar o produto e fazer com que a demanda gerada no estado seja consumida e propicie valor agregado dentro do território gaúcho. A reunião teve, também, a presença do deputado estadual Lucas Redecker (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração na Assembleia Legislativa, que reafirmou seu compromisso em apoiar as demandas da mineração gaúcha para viabilizar o crescimento econômico com a necessária preservação ambiental.