MATO GROSSO DO SUL

Encontro para revitalizar a mineração

02/08/2017

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) recebeu em 2 de agosto, o 1º Encontro para Revitalização da Indústria Mineral de Mato Grosso do Sul na capital campo Grande. Com a organização do governo estadual, através da Semagro, o evento teve cerimônia de posse de 14 representantes das instituições que integram a recém-instituída Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral. 
 
“Estamos em um momento singular, com o Governo do Estado e o Governo Federal reconhecendo a necessidade de revitalizar a cadeia produtiva da mineração e de colocar o setor no foco do desenvolvimento e da geração de empregos”, comenta o secretário da pasta, Jaime Verruck. Após a cerimônia de posse, o encontro teve a apresentação do “Estudo Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Mineração de Mato Grosso do Sul e do Plano Estadual de Mineração”, feita pelo superintendente de Indústria, Comércio e Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa Bastos. O gerente de Operações e Relações Institucionais da Vale, Olemar Tibães, apresentou o “Projeto de Desenvolvimento e Competitividade para a Indústria de Mineração no Mato Grosso do Sul”. 
 
O Governo do Mato Grosso do Sul em parceria com o Governo Federal anunciaram nos últimos 40 dias medidas para modernização e revitalização da mineração. Em Mato Grosso do Sul, foi instituída pelo decreto nº 14.770, de 29 de junho, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral, com o objetivo de emitir parecer sobre questões relacionadas à cadeia produtiva mineral; elaborar estudos que subsidiem a tomada de decisões em questões relacionadas à cadeia produtiva mineral; definir diretrizes para elaboração do planejamento da cadeia produtiva mineral do Estado; elaborar banco de dados de interesse do setor da cadeia produtiva mineral; discutir a respeito da política de desenvolvimento sustentável do setor mineral do Estado, considerando, inclusive o seu zoneamento ecológico-econômico; propor, apoiar e acompanhar projetos.