SIDERURGIA

Documento sobre uso de coprodutos

14/11/2018

 

A World Steel Association (worldsteel) publicou documento se posicionando sobre o uso de coprodutos pela indústria siderúrgica. Os coprodutos são materiais valiosos produzidos ao lado ou como consequência da produção de aço. Por exemplo, gases de processo são usados como fontes de calor e eletricidade, poeiras e lamas são usadas como elementos de liga e escórias têm uma ampla gama de usos na construção de estradas e na produção de cimento e fertilizantes.
 
Åsa Ekdahl, Chefe de Meio Ambiente e Mudança Climática, e secretária do Comitê Ambiental da worldsteel, disse que “a indústria siderúrgica está operando com um nível de eficiência de material de cerca de 96%, ou seja, apenas cerca de 4% do processo siderúrgico não é usado”. A secretária diz ainda que há um longo caminho a percorrer para criar resíduo zero. “O documento descreve por que isso é importante e como ele pode ser alcançado. É crucial que a legislação em diferentes mercados deve primeiramente diferenciar claramente os coprodutos dos resíduos e, então, encorajar seu uso para economizar energia e matérias-primas virgens”. 
 
O documento também cita exemplos de aplicações de coprodutos da indústria siderúrgica, a importância de fortalecer parcerias com outras indústrias e a importância do aumento do apoio do governo no financiamento de pesquisas.