ENGENHEIRO DE MINAS

Dia é comemorado em 10 de julho

11/07/2018

 

O Dia do Engenheiro de Minas é celebrado na data de 10 de julho, por conta do nascimento e patrono Engenheiro de Minas, Metalurgia e Civil, Pedro Demostenes Rache. O engenheiro foi idealizador e primeiro presidente do Sistema Confea/Creas. 
 
Segundo mensagem da Faemi (Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil), “o Engenheiro de Minas tem como responsabilidade primordial a lavra, desde a extração até o beneficiamento de recursos minerais potenciais que ocorrem na superfície e no subsolo do Brasil. Desta forma, o profissional contribui para transformar em riquezas as jazidas potenciais do País, com o emprego da melhor tecnologia para que soluções adotadas assegurem a sustentabilidade ambiental dos projetos, sua lucratividade e o desenvolvimento regional de onde os empreendimentos estão localizados. 
 
O Brasil possui cerca de 4.900 Engenheiros de Minas e centenas de estudantes em formação nas 28 escolas criadas desde 1876. A produção mineral representa 4% do PIB  e 20% das exportações brasileiras”.