CARVÃO MINERAL

Deputados gaúchos criam Frente Parlamentar

04/09/2019

 

Um grupo de deputados estaduais do Rio Grande do Sul se reuniu no final de agosto para a criação da Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral. O objetivo é reunir forças para o setor que ainda é um dos maiores do Sul brasileiro. “Esse será o nosso propósito. Muito se fala das coisas ruins do carvão e que já ficaram no passado. Hoje a realidade é outra. Precisamos apoiar o setor, que é essencial para a região Sul do estado. Apoiar desde o trabalhador até o minerador, focar em todos os aspectos sociais. O carvão mineral sempre foi referência e tem que voltar a ser”, afirma o deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar, Rodrigo Minotto.


Uma política industrial para o setor carbonífero já é debatida há tempos pelas empresas e associações do setor. “Realmente esse é o foco. Esperamos que possa ser tratado com atenção e evoluir o projeto, pois esse é o primeiro passo para a criação do polo carbonífero. Precisamos alavancar a cadeia do carvão mineral e temos muitos projetos para isso”, conta o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.


O Sul de Santa Catarina tem jazidas a serem exploradas por mais 100 anos, uma perspectiva muito boa e que interessa muito para a geração de emprego e renda. O município de Maracajá é um dos que aguarda a instalação de uma mina. “Precisamos unir as forças para que a indústria que alavancou a região continue de pé, pois é importante não só para a região e sim para o Brasil.


Para Maracajá, que esperamos abra o quanto antes, haverá uma mina moderna, que cuida do meio ambiente e trará muitos empregos”, salienta o prefeito da cidade, Arlindo Rocha. A Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral é formada pelos deputados Rodrigo Minotto (PDT), Coronel Mocellin (PSL), Jerry Comper (MDB), Marlene Fengler (PSD), Mauro de Nadal (MDB), Milton Hobus (PSD), Ada De Luca (MDB), Luiz Fernando Cardoso (Vampiro) (MDB) e Felipe Estevão (PSL).