Demanda deve crescer 4,5% em 2021

14/10/2021
Em 2022, a demanda por aço terá um novo aumento de 2,2%, para 1.896,4 milhões de toneladas.

 

A worldsteel divulgou atualização de seu Short Range Outlook (SRO) para 2021 e 2022. A entidade prevê que a demanda de aço crescerá 4,5% em 2021 e atingirá 1.855,4 milhões de toneladas, após um crescimento de 0,1% em 2020. Em 2022, a demanda por aço terá um novo aumento de 2,2%, para 1.896,4 milhões de toneladas. A previsão atual assume que, com o progresso das vacinações em todo o mundo, a disseminação de variantes do vírus da COVID será menos prejudicial e perturbadora do que a observada nas ondas anteriores. 

Al Remeithi, Presidente do Comitê Econômico da worldsteel, disse que este ano foi de recuperação mais forte do que o esperado na demanda de aço, levando a revisões para cima sobre as previsões em geral, exceto para a China. “Devido a esta recuperação vigorosa, a demanda global de aço fora da China deve retornar mais cedo do que o esperado ao seu nível pré-pandemia este ano”. O executivo explica que a atividade manufatureira, impulsionada pela demanda reprimida, é o principal contribuinte. “As economias desenvolvidas superaram nossas expectativas anteriores por uma margem maior do que as economias em desenvolvimento, refletindo o benefício positivo de taxas de vacinação mais altas e medidas de apoio do governo.  Nas economias emergentes, especialmente na Ásia, o ímpeto de recuperação foi interrompido pelo ressurgimento de infecções”. Há grandes pedidos em carteira combinado com a recomposição dos estoques e maior progresso nas vacinações nos países em desenvolvimento, o que faz com que a demanda por aço continue em recuperação no próximo ano. 

A China manteve seu forte impulso de recuperação de 2020 até o início de 2021. No entanto, a economia tem desacelerado desde julho, levando a uma contração da demanda de aço de -13,3% em julho e de 18,3% em agosto. A queda é parcialmente atribuída a fatores ocasionais, como o clima adverso recente e pequenas ondas de infecções durante o verão, no entanto, as causas mais substanciais incluem a desaceleração do setor imobiliário e o limite do governo para a produção de aço. A atividade imobiliária enfraqueceu devido às duras medidas do governo sobre o financiamento de desenvolvedores introduzidas em 2020. Ao mesmo tempo, o investimento em infraestrutura não aumentou em 2021, devido ao esgotamento das oportunidades de investimento e à capacidade limitada de financiamento do governo local. Além disso, a forte recuperação da manufatura em todo o mundo reduziu o mercado de exportação.

De uma base elevada no ano passado e com a continuação da tendência negativa no setor imobiliário, a demanda chinesa por aço terá crescimento negativo para o resto de 2021. Não se espera nenhum crescimento na demanda por aço em 2022, com o setor imobiliário permanecendo deprimido, em linha com a política governamental de reequilíbrio e proteção ambiental. 

Já os bloqueios direcionados e localizados ajudaram a minimizar o impacto das últimas ondas de infecção sobre as atividades econômicas em 2021 nas economias desenvolvidas. No entanto, gargalos na cadeia de suprimentos e o setor de serviços ainda atrasado estão impedindo uma recuperação mais robusta. A redução nos gargalos da cadeia de abastecimento, a contínua demanda reprimida e o aumento da confiança dos consumidores e das empresas fortalecerão o ímpeto de recuperação em 2022.

Depois de cair 12,7% em 2020, a demanda por aço aumentará 12,2% em 2021 e 4,3% em 2022, atingindo seu nível pré-pandêmico. Nos Estados Unidos, a economia continua em recuperação robusta, impulsionada pela demanda reprimida e por uma resposta política vigorosa. O nível do PIB real superou seu máximo anterior no segundo trimestre deste ano e a demanda por aço foi auxiliada pelo forte desempenho dos setores automotivo e de bens duráveis, mas a escassez de alguns componentes está prejudicando essa recuperação. O ímpeto no setor de construção está enfraquecendo com o fim de um boom de construção residencial e atividades lentas do setor não residencial. A recuperação dos preços do petróleo está apoiando a recuperação dos investimentos no setor de energia. Poderia haver mais potencial de crescimento se o programa de estímulo à infraestrutura do presidente Biden fosse implementado, mas isso só aconteceria no final de 2022.

Na União Europeia, a recuperação da demanda por aço, iniciada no segundo semestre de 2020 está ganhando força, com todos os setores que utilizam o aço apresentando uma recuperação positiva, apesar da continuidade das ondas de infecção. Na Alemanha, os números são positivos em razão das exportações, que fundamentam seu forte desempenho de manufatura. No entanto, gargalos de fornecimento, principalmente no setor automotivo, estão causando uma perda de ímpeto. A demanda de aço em 2022 se beneficiará de uma alta carteira de pedidos no setor de manufatura, enquanto o setor de construção deverá continuar a crescer depois de mostrar um desempenho de crescimento relativamente alto durante a pandemia. Já a Itália está se recuperando mais rápido do que outros países da UE, com forte recuperação na construção. Vários setores que utilizam aço, incluindo construção e eletrodomésticos, devem se recuperar para um nível pré-COVID em 2021.

Na Ásia desenvolvida, a situação da COVID piorou em 2021, exacerbada pelo progresso mais lento da vacinação, mas a recuperação da demanda de aço não foi interrompida e a previsão foi revisada para cima, ajudada pela forte recuperação no comércio global e nos programas de infraestrutura do governo. O exemplo do Japão mostra uma recuperação gradual com o aumento das exportações, investimentos e consumo. A manufatura, especialmente automotiva e de máquinas, está liderando a recuperação. A construção civil continua sustentando a demanda por aço, enquanto a construção privada permanece moderada, com exceção de armazéns e centros de distribuição. Em 2022, as recuperações no consumo e no investimento devem apoiar o crescimento positivo em todos os setores que utilizam aço. Espera-se que a Coreia do Sul veja sua demanda por aço se recuperando ao nível de 2019 em 2021, apoiada pela melhoria das exportações e investimentos em instalações de manufatura. O setor da construção será apoiado por programas de engenharia civil pública e recuperação da construção residencial, com crescimento positivo em 2021/22. A Coreia do Sul teve um salto no número de novos pedidos de transporte em 2021, o que impulsionará a demanda de aço da Coreia nos próximos anos.

As economias em desenvolvimento (com exceção da China) viram a demanda de aço manter a recuperação em 2021, auxiliada pela recuperação dos preços das commodities e do comércio internacional. No entanto, novas ondas COVID, combinadas com baixos níveis de vacinação e uma lenta recuperação no turismo internacional, restringiram as economias em desenvolvimento. Em 2022, à medida que as vacinações progridem, as condições nas economias em desenvolvimento devem melhorar, mas a pandemia deixará um impacto duradouro nessas economias por meio do enfraquecimento das posições financeiras e dos desafios estruturais acumulados.

Enquanto caminhava para uma recuperação saudável do bloqueio estrito em 2020, a economia da Índia recebeu outro choque de uma segunda onda mais severa em abril-junho de 2021, que causou uma queda na produção em todos os setores. No entanto, o impacto econômico da segunda onda foi muito menos severo em comparação com a primeira onda, devido a bloqueios mais localizados. Desde julho, uma recuperação saudável foi retomada para todos os setores. Como resultado, a demanda de aço da Índia sofreu apenas uma pequena revisão para baixo e mostrará uma forte recuperação em 2021. A demanda de aço da Índia recuperará a marca de 100 milhões de toneladas este ano.

Na região da ASEAN, o Vietnã , que escapou com sucesso do sério impacto econômico da pandemia em 2020, está olhando para uma perspectiva reduzida para 2021 devido ao aumento de infecções. Por outro lado, as Filipinas conseguiram implementar projetos de construção, apesar das restrições da COVID. Com projetos de infraestrutura atrasados ​​e mobilidade restrita de mão de obra, a recuperação da região da ASEAN deve ser apenas moderada.

A demanda por aço na América Latina, exceto no Brasil, foi severamente atingida pela pandemia em 2020. Mas em 2021 uma recuperação surpreendentemente forte está ocorrendo, devido aos setores de construção e automotivo e recomposição de estoques. No entanto, em 2022, a região poderá ter um ímpeto marcadamente enfraquecido, uma vez que lutará com questões estruturais compostas, incluindo inflação alta, déficits fiscais elevados e incerteza política. Depois de registrar um crescimento positivo em 2020, a demanda de aço do Brasil continua a crescer fortemente em 2021, impulsionada por estímulos governamentais e forte atividade de construção, que ficou acima do nível pré-pandemia no primeiro semestre do ano. No entanto, as perspectivas para 2022 deverão enfraquecer com debilidade fiscal, taxas de juros mais altas e tensões políticas. O México também viu uma recuperação substancialmente mais forte do que o esperado, impulsionada pelas atividades industriais, especialmente o setor automotivo. 

A recuperação da demanda de aço no GCC ficou aquém das expectativas devido à redução da atividade de construção devido aos esforços de consolidação fiscal. No entanto, em 2022, com o aumento dos preços do petróleo e a pandemia sob controle, espera-se que a demanda por aço se recupere mais fortemente. A demanda de aço do Egito foi afetada negativamente pela suspensão das licenças de construção em áreas urbanas superlotadas. No entanto, outros megaprojetos do governo amorteceram o impacto da pandemia e apoiaram a recuperação em 2021.

Após uma queda moderada em 2020, a recuperação da demanda por aço da Rússia é apoiada por uma forte recuperação no setor automotivo. O setor de construção é apoiado pelo programa de subsídio de hipotecas do governo.

A forte tendência positiva da economia turca, iniciada no terceiro trimestre de 2020, continuou em 2021, impulsionada pela demanda doméstica com a expansão dos empréstimos ao consumidor. A demanda turca de aço continuará apresentando alto crescimento de dois dígitos em 2021, impulsionada por projetos de infraestrutura e atividade industrial. A demanda de aço da Turquia excederá o nível pré-crise cambial de 36 Mt em 2022.