Core case reconhecida por tecnologia sustentável

15/08/2022
O prêmio foi concedido pela revista especializada Metals & Mining Review, sediada em Fort Lauderdale - Flórida (EUA). 

 

A brasileira-canadense Core Case foi uma das vencedoras do TOP 10 Mining Tech – 2022, uma premiação internacional que elege as dez companhias mais relevantes na área de tecnologia em mineração na América Latina. O prêmio é concedido pela revista especializada Metals & Mining Review, sediada em Fort Lauderdale - Flórida (EUA). 

A Core Case desenvolve produtos feitos de polipropileno reciclado e fabrica uma linha de cases para mineração em Araquari (SC). A empresa foi reconhecida por promover a melhoria de processos, sustentabilidade e aplicação de tecnologias de ponta no setor mineral. Há 11 anos, a Core Case iniciou a produção de acessórios sustentáveis para o setor de mineração e ganhou notoriedade ao produzir cases feitos de plástico reciclado para armazenamento de testemunho de sondagem, processo comum na atividade.

Conhecidos no ramo também como “caixas”, tradicionalmente, estes cases costumavam ser feitos de madeira. A Core Case foi uma das pioneiras no uso de plásticos reciclados para a confecção destes produtos no mundo. Projetados por geólogos, com ampla experiência em pesquisa mineral, os cases da marca conquistaram espaço no mercado pela inovação e pelo foco na responsabilidade ambiental. Design, ergonomia, leveza do material e segurança na operação, foram outras características que atraíram o mercado. “Além de contribuir para a redução do impacto dos plásticos na natureza, também estamos desenvolvendo novas soluções para o armazenamento de testemunhos de sondagem. Queremos atender às demandas apresentadas por este setor, seja nos processos desempenhados no campo como também nos galpões”, afirma o CEO da marca e também geólogo, Daniel Bortowski.

Nos últimos anos, a Core Case desenvolveu uma série completa de cases para atender o setor: Geração I, Geração II, Adapt, Petro Case (para indústria de óleo e gás) e Chip Case (para perfuração RC). O destaque ficou para a linha Adapt, que permite ajustar o espaço de armazenamento das amostras nas caixas, conforme a necessidade apresentada - inovação que trouxe resultado logístico expressivo às empresas.

A Core Case Tech é um braço da marca com foco em tecnologia e negócios, lançada em 2022, .com o objetivo de melhorar a coleta e o acesso aos dados de testemunhos de sondagem. Atualmente, a empresa desenvolve um sistema de gerenciamento digital para otimizar o processo de aquisição e anotação destes dados, atuando desde a extração do testemunho de sondagem até o armazenamento final. “Eles contarão com uma ferramenta digital para analisar dados geológicos e de sondagem que, além de otimizar o tempo, reduz o uso de meios físicos e oferece uma ampliação no grau de assertividade dos resultados”, comenta Flávio Ramos, diretor administrativo da Core Case. 

A meta da Core case é alinhar os seus produtos à tecnologia, a fim de oferecer soluções mais adequadas aos mercados internacionais, com base em segurança, sustentabilidade e agilidade nos processos de mineração. Com atuação no Brasil e ganhando espaço no Canadá, o próximo passo da empresa é fortalecer a presença da marca no mercado latino-americano.