Contribuindo para a transição energética

05/11/2021

O setor mineral pode aumentar sua já expressiva contribuição para o desenvolvimento da economia nacional, bem como para redução de desigualdades regionais, sem comprometer o meio ambiente. O momento é oportuno para falar da relação entre a mineração com a transição energética e clima”, disse o Dep. Edio Lopes / PL-RR, Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, durante a abertura do Seminário Mineração, Transição Energética e Clima, realizado em meados de outubro.

As fontes de energias renováveis com maior crescimento nos últimos anos – eólica, solar e as baterias estacionárias usadas em motores e outros equipamentos – dependem da disponibilidade dos chamados minerais do futuro (nióbio, lítio, terras raras, cobalto e quartzo). “Para aumentar a disponibilidade dessas substâncias minerais é preciso tornar atrativas as atividades de exploração e produção mineral para a iniciativa privada, uma vez que não se vislumbra a exploração pelo Estado. Essa atratividade depende de segurança jurídica e de um bom marco regulatório”, prosseguiu o Deputado, salientando que uma das ações de governo para ampliar a mineração e o conhecimento geológico do país é reforçar a CPRM e explorar a possibilidade de contar com investimentos privados.

Outra ação necessária diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas aos minerais do futuro, assim como estratégias de descarbonização da atividade mineral e ações em prol da sustentabilidade da mineração.

Leia o artigo completo na edição 414 de Brasil Mineral