TECNOLOGIA

CMOC lucra com sistema de despacho

07/06/2018

 

Com a implantação do Sistema de Despacho Eletrônico (SDE) em 2017 na Mina Boa Vista, em Catalão (GO), a CMOC Brasil registrou aumento de 14% na capacidade produtiva da mina e de 23% na eficiência dos equipamentos. A empresa conseguiu economizar cerca de R$ 1,2 milhão em um ano. 
 
O SDE permite o gerenciamento dos serviços de carga e transporte por meio de um tablet instalado em cada equipamento e que envia informações para uma sala de controle via Wi-fi. Entre os dados transmitidos estão localização, pontos de carga e descarga, velocidade, estado, massa transportada, operador, dentre outras.
 
“Os resultados positivos gerados com a implantação do SDE já são perceptíveis. Há ganhos financeiros e conquistas intangíveis para a empresa, que agora conta com uma ferramenta que permite melhorar a gestão de pessoas, rastreabilidade de informações e identificação, de maneira eficiente, de perdas no processo produtivo”, explica a engenheira Fernanda Pinto, da área de Planejamento de Mina da CMOC Brasil. O técnico responsável pela sala de controle acompanha as informações, identifica os gargalos e repassa aos supervisores para, juntos, realizarem as ações necessárias para garantir a segurança da equipe e o cumprimento da produção nos turnos contínuos ao longo da semana. 
 
Com o SDE, a CMOC Brasil registrou 36 mil horas a menos de trabalho para o cumprimento da meta de produção, gerando economia de diesel e menor exposição dos funcionários a riscos de acidentes. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Com o sucesso obtido na Niobras, já iniciamos a implantação do sistema na mina da Copebras, em Ouvidor (GO)”, afirma Fernanda. 

Direto da Fonte