ARGILAS

Cetem realiza simpósio para abordar inovação

16/03/2016

 

Nos dias 31 de março e 1 de abril, o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTI) realiza, em sua sede, no Rio de Janeiro, o II Simpósio sobre Argilas Aplicadas, que tem por objetivo agregar o maior número de profissionais de diferentes áreas e instituições de pesquisa no sentido de ampliar o conhecimento e aproveitamento na caracterização, preparação e aplicação de argilas.

De acordo com o Cetem, o caulim (caulinita), fundamental na indústria do papel, éum exemplo da importância econômica da argila: o Brasil éo terceiro país que mais exporta o bem mineral. A bentonita éoutra argila que se destaca no cenário nacional. Éaplicada na produção de pelotas de minério de ferro (pelotização) e na perfuração de poços de petróleo.   

Entre os temas que serão debatidos no evento destacam: “Argilas e petróleo”; “As pesquisas com agrominerais no Brasil”e “Argilas pilarizadas: catalisadores versáteis”. A ideia éabordar o que háde inovação na área e buscar a cooperação com grupos de pesquisa de instituições nacionais e internacionais, além de organizar grupo nacional de discussões sobre o tema e iniciar a formação da Sociedade Brasileira de Argilas.

A organização informa que o evento égratuito e as vagas limitadas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail [email protected]. Inscrições para ouvintes atéo dia 25/03/2016. Mais informações na página http://www.cetem.gov.br/ii-simposio-argila