MINÉRIO DE FERRO

Ceará inaugura descarregador em Pecém

25/08/2016

 

O Governo do Ceará inaugurou, dia 22 de agosto, o descarregador de minério de ferro e colocou em operação a correia transportadora do Porto de Pecém, um investimento de R$ 212 milhões.

Os equipamentos irão atender ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), especialmente a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A correia será utilizada para transportar minério de ferro e outros granéis sólidos de alta densidade do terminal portuário às empresas do complexo. O equipamento parte do berço externo do Terminal de Granéis Sólidos do porto até o ponto de entrega (Torre de Transferência), onde as empresas que utilizarão o insumo farão o transporte aos seus pátios de matérias-primas. “Temos o orgulho de participar de mais um momento que entra para a história do Estado. Com o início das exportações das placas de aço produzidas no Porto, além dos novos maquinários, inicia-se agora um novo ciclo de desenvolvimento para o Ceará. As inaugurações vão contribuir para avanços que impactarão nos potenciais econômicos e sociais para toda esta região e para o Estado. Daqui, nesta primeira remessa, as placas de aço sairão para Turquia, Itália e Marrocos”, ressaltou Danilo Serpa, Presidente da Cearáportos.

O descarregador de minério pesa cerca de duas mil toneladas, tem 40 metros de altura e valor estimado em R$ 60 milhões. O equipamento trabalha de forma contínua através da tecnologia de elevador de canecas, o que evitará o derramamento e a emissão de particulados ao meio ambiente durante a descarga de navios. Ele vai operar sobre trilhos e tem capacidade nominal de descarregar até 2.400 toneladas/hora de minério de ferro.

A implantação dos berços de atracação 7, 8 e 9 do Terminal do Múltiplo Uso (TMUT) vai permitir a movimentação das placas da siderúrgica. Já a construção da segunda ponte de acesso fará a ligação entre o litoral, na região frontal ao Pátio de Cargas. Está sendo construído também o quebra-mar nordeste, que permitirá o tráfego de caminhões especiais que usam volume máximo de carga. As obras fazem parte da segunda expansão do TMUT e estão com cerca de 80% de conclusão, com previsão de entrega para junho de 2017. Os carregadores de placas são equipamentos destinados ao carregamento dos navios de exportação das placas que serão produzidas pela CSP e outras cargas no TMUT do Porto do Pecém.