CBPM e CPRM lançam mapa da Bahia

06/07/2021
O material abrange a parte norte do Cráton do São Francisco e possibilita a identificação de novos depósitos minerais.

 

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e o Serviço Geológico do Brasil (SBG/CPRM) lançam, no próximo dia 08 de julho, o Mapa Tectônico-Geocronológico do estado da Bahia e suas Implicações Metalogenéticas, no canal do YouTube da CPRM (https://www.youtube.com/user/TVCPRM). 

Os dois órgãos realizaram o mapa entre 2018 e 2020, por meio de acordo de cooperação técnica. O material abrange a parte norte do Cráton do São Francisco e possibilita a identificação de novos depósitos minerais, com a atração, consequentemente, de novos investimentos em pesquisa e produção mineral. 

A identificação das áreas foi possível devido às informações disponibilizadas pelo mapa, que apresenta as principais unidades, as feições estruturais mais expressivas, além de ampliar o conhecimento sobre o contexto tectônico em que as mineralizações se formaram no tempo e espaço, em termos de ambiências e regimes tectônicos. Todos estes dados contribuem para o reconhecimento do potencial mineral da Bahia e valorização desses espaços, que no futuro poderão ser licitados e, a partir de então, impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. "A Bahia é um dos estados mais bem estudados geologicamente. Esse mapa é fruto de um trabalho de pesquisa realizado pelos nossos técnicos, e que estamos lançando em conjunto com a CPRM. A pesquisa é só a primeira etapa. A partir do mapa, mostramos o enorme potencial mineral da Bahia e seguimos na nossa missão de trazer investimentos privados para o estado, que vão impulsionar o desenvolvimento, gerando emprego e renda para os baianos”, afirma Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM. 

A apresentação está marcada para as 15h e contará com palestras técnicas e debates. O evento terá a participação de João Leão, vice-governador do Estado da Bahia; Frederico Bedran Oliveira, diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral da SGM (Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral); Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM; Esteves Colnago, diretor-presidente da CPRM; Rafael Avena, diretor-técnico da CBPM; e Márcio Remédio, diretor de geologia e recursos minerais da CPRM.

O mapa e a sua nota explicativa foram editados em português e inglês, e estarão disponíveis para o público no site CBPM (www.cbpm.ba.gov.br), assim como os seus arquivos vetoriais.

Direto da Fonte