BAHIA

CBPM e CPRM lançam novo mapa

23/01/2019

 

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançaram, em dezembro de 2018, o Mapa Geotectônico-Geocronológico do Estado da Bahia (versão preliminar) em escala 1:1.000.000 e o livro Estruturas Geológicas Brasileiras. O mapa foi produzido pela geóloga da CBPM, Rejane Lima e pelos pesquisadores da CPRM Jocilene dos Santos Santana e Basílio Elesbão da Cruz Filho (SUREG-AS). 
 
O mapa conta com o apoio de consultores da CBPM e CPRM, além da participação das Universidades Federais da Bahia (UFBA), Minas Gerais (UFMG), São Paulo (USP) e Ouro Preto (UFOP). Basílio Filho destacou a importância da cooperação e intercâmbio entre profissionais da CPRM, da CBPM e das universidades para o êxito de um mapa que integra diversas informações geocientíficas. 
 
Já o livro Estruturas Geológicas Brasileiras, de autoria do geólogo Reginaldo Alves dos Santos, ilustra diferentes estruturas geológicas e exemplifica as análises estruturais realizadas em afloramentos, isto é, em exposição de rochas na superfície da Terra. Para Vladimir Medeiros, chefe da DIGEOB/CPRM, o livro é uma grande contribuição para a comunidade científica e pesquisadores de cartografia geológica e estrutural de todo o Brasil.