CONTEÚDO APRESENTADO POR:

CBA conclui aquisições de parques

31/08/2021
Com a conclusão da operação, a CBA reforça seus investimentos na diversificação da matriz de energia renovável.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) concluiu a aquisição dos ativos de autoprodução de energia eólica Vento de Santo Anselmo Energias Renováveis S.A. e Ventos de Santo Isidoro Energias Renováveis S.A., conjuntamente detidos pela VTRM, joint venture formada pela Votorantim Energia e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments).

Os Parques Eólicos integram o complexo Ventos do Piauí I e II, localizados entre os estados de Pernambuco e Piauí, com 171,6 MW de capacidade instalada, equivalentes a 74,4 MW médios de energia assegurada. O fornecimento de energia será destinado às Fábricas de Itapissuma (PE) e Alumínio (SP), com início previsto para 2023. Com a conclusão da operação, a CBA reforça seus investimentos na diversificação da matriz de energia renovável.

Os contratos de compra e venda das ações foram formados em 30 de dezembro de 2020, de forma direta, por meio da CBA, e indiretamente, via CBA Itapissuma Ltda., controlada da companhia. Com a conclusão dos contratos, a CBA e a CBA Itapissuma passarão a deter a totalidade das ações ordinárias classe B de emissão das empresas-alvo Ventos de Santo Anselmo e Ventos de Santo Isidoro, as quais representam 49% do capital social total de cada empresa-alvo. Também estão sendo celebrados os acordos de acionistas das Empresas-Alvo, entre a CBA e a VTRM Energia e entre a CBA Itapissuma e a VTRM. 

O valor total da aquisição das Ações ONB da Ventos de Santo Anselmo é de R$ 47.112 milhões, enquanto o valor das Ações ONB da Ventos de Santo Isidoro adquiridas pela CBA Itapissuma é de R$ 12,448 milhões. O pagamento dos valores será feito conforme termos do contrato de compra e venda das ações.