CAMINHÕES

Caterpillar lança dois novos gigantes

13/11/2018

 

A Caterpillar ampliou sua linha de caminhões de mineração com o lançamento de dois novos modelos com acionamento elétrico: o Cat 798 AC e o 796 AC, o primeiro com capacidade de carga de 410 toneladas e o segundo de 360 toneladas. O 798 AC vem se juntar ao modelo 797F, também com capacidade de carga de 400 toneladas (o novo modelo oferece um ganho de 10 toneladas na capacidade de carga) mas de acionamento mecânico, enquanto o 796 AC substitui o Cat 795 AC em regiões onde as regulações quanto a emissões dos motores são mais restritivas. Ambos os modelos estarão disponíveis para o mercado no segundo semestre de 2019.

De acordo com a Caterpillar, o 796 AC e o 798 AC foram concebidos para possibilitar produção mais eficiente, já que ambos foram projetados para minimizar o peso da máquina quando vazia. No caso do 798 AC, o equipamento carrega mais material por ciclo. Este modelo foi equipado com pneus maiores, 59/80R63.

Os novos caminhões possuem discos de freios a óleo com resfriamento, assim como frenagem dinâmica para maior estabilidade e paradas mais rápidas. A capacidade de retardamento, juntamente com sistema de freios e o sistema de controle de tração Cat permitem melhor produtividade e aumenta a segurança do veículo.

O Cat AC drive é um sistema de alta voltagem (2.600 volts) que, quando combinado com a total integração do trem de força, resulta em menor geração de calor, componentes mais leves e menores, além de maior vida útil.

O corpo da máquina, de alta eficiência, foi configurado para atender a necessidades específicas da mina, determinadas pela fragmentação, abrasão, coesão e equipamento de carregamento. O corpo foi desenhado para permitir maior capacidade de carga sem comprometer o equilíbrio do veículo ou o controle da frenagem.