CAMINHÕES AUTÔNOMOS

Caterpillar aumentará frota na Fortescue

05/10/2017

 

A Caterpillar e a Fortescue Metals Group chegaram a um acordo para a expansão do sistema Cat® Command para caminhões nas minas de minério de ferro da empresa na região de Pilbara, Austrália. Isto inclui a adaptação de aproximadamente 100 caminhões Cat 793F e 789D e os modelos 930E da Komatsu em Chichester Hub, bem como a expansão da frota de caminhões autônomos Cat 793F nas operações de Solomon Hub. 
 
O Command para caminhões está baseado em outros sistemas que compõem a tecnologia Cat MineStar™ , como Fleet, Terrain, Detect e Health, que serão utilizados em toda a frota de equipamentos móveis, incluindo os veículos leves e equipamentos de apoio. A Caterpillar está trabalhando conjuntamente com a Fortescue, a Thiess Contractors e o dealer Caterpillar em Western Austrália, a Westrac, para prover a solução de gerenciamento, operação e suporte dos sistemas Cat MineStar e Command para caminhões. 
 
“A Caterpillar está satisfeita por estar obtendo sucesso no trabalho conjunto com a Fortescue para implementar soluções de mineração autônoma”, disse Jean Savage, vice-presidente da Caterpillar com responsabilidade sobre a divisão de Surface Mining e Tecnologia. “Trabalhando com todos os parceiros, esperamos aumentar toda a suite de produtos da tecnologia MineStar nas operações da Fortescue para obter mais eficiência, maior produtividade, menor custo por tonelada e garantindo a segurança”, salientou.  
 
Nev Power, CEO da Fortescue, afirmou que a empresa “valoriza o desenvolvimento do relacionamento estratégico com a Cat desde 2012, com a implementação da tecnologia de caminhões autônomos em Solomon Hub, que proporcionou 20% de aumento da produtividade. Continuaremos a trabalhar em conjunto para assegurar ainda mais o sucesso do próximo estágio com ganhos em segurança, produtividade e eficiência”. 
 
Ele disse também que através de tecnologia, suporte à capacidade da força de trabalho e colaboração com os fornecedores a Fortescue continuará a obter redução de custos, mantendo-se como um dos produtores de minério de ferro com mais baixo custo globalmente. 
 
Fortescue e Caterpillar têm colaborado para integrar a frota de caminhões autônomos nas operações de Solomon Hub desde o primeiro semestre de 2013. Durante esse tempo, a frota de caminhões autônomos foi expandida para 56 unidades do Cat 793 CMD. Em agosto de 2017, a frota autônoma da Fortescue ultrapassou a marca de 400 milhões de toneladas, de forma segura, desde que o sistema foi lançado.