CARVÃO

Carbonífera Metropolitana tem mina liberada

04/09/2019

 

A mina de carvão da Carbonífera Metropolitana, localizada em Treviso (SC), recebeu aval para retomar as operações em dois dos cinco conjuntos mecanizados utilizados na extração. A mina estava paralisada desde 8 de agosto deste ano. Com a decisão, aproximadamente 510 trabalhadores retomaram suas atividades em revezamento de turno 4x2.

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria de Extração de Carvão, Genoir dos Santos, disse que a empresa trabalha para liberar mais um conjunto em até dez dias. "A empresa está voltando com apenas dois conjuntos mecanizados e vai continuar trabalhando para resolver os problemas notificados para que seja realizada uma nova vistoria. Todas as empresas vão ter que se adequar nas normas regulamentadoras. A fiscalização é para todas", explica.

A mina foi interditada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em virtude da falta de segurança no local. Desde então, o gerente executivo da Carbonífera Metropolitana, Ronaldo Gerent, vinha trabalhando com o corpo técnico para encaminhar a liberação parcial, o que ocorreu no último dia 2 de setembro.