ITV

Capes lança edital para programa de bolsas

20/07/2016

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 18 de julho, o edital nº 20/2016, referente ao novo programa de bolsas de estudo de pós-doutorado em parceria com o Instituto Tecnológico Vale (ITV), destinado a conceder cotas de bolsas a programas de pesquisa do ITV para realização de pesquisas científicas e inovação tecnológica na área de Mineração e Desenvolvimento Sustentável.

As propostas de projetos para primeira chamada poderão ser entregues até 30 de outubro, enquanto que para a segunda chamada o período varia entre 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017. Os projetos devem atender aos requisitos descritos no edital e deverão ser inscritos por um pesquisador, o qual será denominado coordenador do projeto.

Os projetos aprovados poderão financiar bolsas de pós-doutorado no Brasil num período de 24 meses, e complementação financeira da bolsa de pós-doutorado no País, com duração vinculada à duração da bolsa Capes. Os coordenadores dos projetos receberão R$ 10 mil de custeio em parcela única por bolsa, para ser aplicado nas atividades do bolsista. Serão concedidas 20 bolsas – uma bolsa por projeto - em duas chamadas (10 por chamada). Os benefícios da primeira chamada serão implementados a partir de março de 2017 e da segunda chamada a partir de agosto de 2017. O prazo do projeto deverá ser definido pelo coordenador, não podendo ultrapassar a duração máxima de 36 meses, contados a partir da data de aceite do auxílio.