TECNOLOGIA

Câmara alemã debate indústria 4.0

18/05/2017

 

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) realiza, por meio do seu Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais, o 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais no dia 22 de junho, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG). 
 
O evento tem como objetivo oferecer aos participantes conhecimentos e expertise sobre as tendências e tecnologias alemãs para o setor, em especial com as oportunidades da Indústria 4.0, que terá como tema central “Mineração 4.0 - uma tendência em pauta: tecnologias alemãs para o setor no Brasil”. 
 
O seminário será dividido em painéis, reunirá especialistas dos dois países, engloba diversas vertentes atuais da mineração, com foco na quarta revolução industrial. Serão abordados assuntos como a digitalização aplicada na indústria de mineração; como ganhar competitividade e redução de custos com as novas tecnologias; os avanços com o monitoramento online e trará ainda um case de sucesso para o gerenciamento de produção por meio da implementação de um aplicativo móvel. Completando os assuntos, haverá um debate com a proposta de se responder à pergunta: “De que forma a Mineração 4.0 pode ser aplicada com sucesso no Brasil?”
 
O encontro também trará informações atualizadas sobre as reformas propostas pelo Ministério de Minas e Energia e suas possíveis consequências, as quais devem direcionar o País para uma nova dinâmica no setor. Entre os palestrantes estão Vicente Lôbo, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); Marcello Ribeiro Lima Filho, sócio da Lima & Feigelson Advogados, e Ruben Fernandes, CEO da Anglo American Brasil. Propostas de cooperação bilateral Brasil-Alemanha também serão expostas por especialistas de renomadas entidades dos dois países, como Andrea Jünemann, subsecretária da Unidade de Política Internacional de Recursos Minerais do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha; Jorge Eduardo Ledsham, diretor-presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), e Sven-Uwe Schulz, consultor da Agência Alemã de Recursos Minerais (Dera) dentro da Agência Alemã de Geociências e Recursos Minerais (BGR).