MINING GAMES

Brasil participa de mais uma edição

17/01/2019

 

A 41ª edição do International Mining Games será realizada em Reno, estado de Nevada, Estados Unidos, entre 20 e 23 de março. A competição consiste em diversas provas relacionadas à mineração e reúne escolas, profissionais e empresas de mineração de todo o mundo. 
 
O evento ocorre anualmente numa universidade diferente nos Estados Unidos, Austrália, Canadá ou Inglaterra. Na última edição a equipe brasileira conquistou medalha de bronze na prova de Surveying, que consiste no referenciamento de pontos de uma poligonal. 
 
O Brasil participa através do USP MiningTeam, equipe fundada em 2016 e que inclui alunos de Engenharia de Minas, Geologia e Geofísica. O time tem atualmente o apoio da Geobrugg, INBRAS, Dolomia e Martin Engenharia. O USP Mining Team tem ainda uma Vaquinha (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/41-international-mining-games) que estará no ar até o dia 31 de março para possíveis contribuições, visando arrecadar R$ 5 mil. 
 
No Brasil existe a Chamada de Jogos Minerários, evento que consiste em palestras e provas, ambas relacionadas à mineração. Realizado em Belo Horizonte, no campus da UFMG desde 2017, o evento conta com a presença de diversas universidades como a UNIFAL, UFMG, UFOP, além da USP. O USP Mining Team foi campeão nas duas edições já realizadas dos Jogos Minerários (2017 e 2018).