MINERAIS

Brasil e Alemanha assinam parceria

26/10/2016

 

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e o Instituto Federal de Geociências e Recursos Naturais da Alemanha assinaram parceria para o emprego de técnicas de extração menos poluentes e mais eficientes de extração de minerais. A ideia é que os alemães ajudem os brasileiros com técnicas mais eficientes e ambientalmente corretas, visando à compra de produtos brutos ou manufaturados mais à frente.

O primeiro projeto da parceria acontecerá em Rondônia, em uma região com potencial para exploração de ouro, cassiterita e outros minerais. "Não há mineração na Alemanha, e temos muito poucas refinarias para processar minerais", explicou o geólogo Peter Buchholz, da Agência Alemã de Recursos Minerais. "Então temos que cooperar com países que têm o material e que também tenham capacidade de manufaturar produtos."

A proposta é que especialistas dos dois países avaliem depósitos minerais, inicialmente em Rondônia, na busca de interação entre as duas indústrias. "Achamos que a tecnologia alemã traz boas possibilidades para tornar o setor mais sustentável tanto do ponto de vista ambiental quanto social", disse o geólogo.

A mineração é considerada uma das atividades mais poluentes e impactantes ao meio ambiente. Novas tecnologias, no entanto, podem reduzir esse impacto, seja por meio de técnicas mais "limpas" ou mais eficientes, em que o aproveitamento é maior.

"Cada vez mais as minas têm teores mais baixos de minérios", explicou o Diretor presidente da CPMR, Eduardo Ledshan. "Precisamos de tecnologia para tornar essa extração mais eficiente e mais rentável".

O Brasil também possui importantes jazidas de terras raras - elementos químicos usados em ligas de alta tecnologia presentes, por exemplo, em computadores e supercondutores. No entanto, esses metais são mais difíceis de minerar e extrair e, por isso, são muito mais caros. O Brasil pretende baratear essa produção, de grande importância estratégica. Outro ponto avaliado entre os dois países é a redução do uso da água na mineração. Quanto menos água for necessária, menos barragens precisam ser construídas e, portanto, há menos impacto ambiental. Técnicos dos dois países estão elaborando também uma parceria para avaliar a geologia marinha da costa brasileira, onde há jazidas de grande potencial de exploração.