PDAC 2019

Brasil é patrocinador pela primeira vez

23/01/2019

 

O Brasil será pela primeira vez um dos países patrocinadores do Prospectors and Developers Association of Canada – PDAC, feira anual de exploração mineral e mineração que ocorre em Toronto, Canadá, de 3 a 6 de março. Nesta edição o Brasil irá expor uma série de conquistas recentes, como a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), a modernização da regulamentação que traz mais segurança jurídica ao setor e a divulgação de um sólido banco de dados sobre informações geológicas, geoquímicas e geofísicas do território nacional. 
 
Ser um dos patrocinadores da PDAC dá ao Brasil a oportunidade de atrair investimentos em pesquisa e exploração de novos depósitos minerais, ou para a expansão de projetos em atividade. Segundo estudos recentes, o Brasil tem mostrado potencial para a atividade mineral muito mais promissor do que se imaginava até há poucos anos. O Brasil lançou a campanha para o PDAC 2019 com o tema “World Class Exploration Opportunities”, ou seja, um país com oportunidades de exploração em ‘classe mundial’, termo do setor para jazidas de grande porte e alto teor mineral. “Como Mining Country Sponsor do PDAC, teremos a oportunidade inédita de ampliar a visibilidade do nosso país e melhor posicioná-lo como um dos principais destinos dos investimentos internacionais para o setor mineral”, disse Roberto Xavier, presidente da comissão organizadora da missão brasileira ao PDAC e diretor-executivo da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB).
 
A missão brasileira será coordenada pela ADIMB e contará com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), ANM, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM). O Brasil inaugura no primeiro dia de evento o Brasil Pavilion 2019, o stand de 90 m² que servirá como centro de recepção para visitantes, assim como local de reuniões entre executivos de empresas do setor. Está prevista ainda uma série de eventos da delegação brasileira com o apoio do governo canadense, da Brazil - Canada Chamber of Commerce (BCCC) e da Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC). Esses eventos contarão com a participação de autoridades brasileiras e canadenses, empresas e investidores. 
 
O tradicional Brazilian Mining Day, no dia 4 de março, colocará em contato a delegação brasileira e investidores internacionais. A programação contará com palestras de empresas com atuação no Brasil, que apresentarão o desenvolvimento de projetos de exploração mineral e mineração, além de autoridades que irão expor as novas perspectivas do governo brasileiro a partir das recentes mudanças no Código Mineral Brasileiro. Maiores informações pelo email [email protected]