COMPANHIAS

Bosch celebra 130 anos de história

23/11/2016

 

A Bosch comemora neste mês de novembro 130 anos de história, que começou com a "Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica", em Stuttgart, na Alemanha, com apenas duas pessoas. Atualmente, a empresa opera em mais de 150 países, possui 375 mil colaboradores no mundo e gerou vendas em torno de 70 bilhões de euros em 2015.

O pioneiro Robert Bosch iniciou os negócios no dia 15 de novembro de 1886, construindo o alicerce daquilo que, já naquela época, se tornaria uma empresa líder no fornecimento mundial de tecnologia e serviços. No ano seguinte, a Bosch já produzia sua primeira invenção - o magneto de ignição de baixa tensão - para aplicação em máquinas estacionárias com o objetivo de gerar eletricidade em edifícios. Uma década depois, o produto foi utilizado em motores veiculares e, em 1902, substituído pelo sistema de ignição com magneto de alta tensão da Bosch. Nos primeiros cinco anos, foram vendidos 50 mil sistemas de ignição. Em 1912, as vendas atingiram dois milhões de unidades.

A partir de 1908, os sistemas de ignição Bosch estavam disponíveis em todos os continentes. Isto facilitou o crescimento da marca em âmbito internacional. A estabilidade da empresa, em longo prazo, foi conquistada com novos produtos para automóveis, bem como soluções em ferramentas elétricas, eletrodomésticos e tecnologia industrial.

"As pessoas podem dizer que eu não sou um inventor: realmente, eu não tenho a pretensão de ser um. O que eu sou é um homem que conseguiu, através de perseverança, bom exemplo e tratando bem os meus colaboradores, construir uma empresa que tem uma boa reputação no mundo todo. Devo meu sucesso, em grande parte, à minha determinação, o que tem evitado que qualquer coisa de baixa qualidade saia de minha fábrica", dizia Robert Bosch.