VOITH

Bons resultados no semestre

02/06/2016

 

No 1º semestre de 2016 a Voith tem obtido sucesso em seu plano de reestruturação, apesar do fraco investimento. Em abril, a empresa lançou a divisão Voith Digital Solutions, com a qual a Voith pretende operar seu negócio com as aplicações da Indústria 4.0 no futuro. A venda de uma participação majoritária na prestadora de serviços industriais técnicos Voith Industrial Services ao investidor financeiro Triton, aprovada no início de maio, foi outro marco planejado na transformação do Grupo. "Apesar do ambiente econômico desafiador no ano fiscal atual, permanecemos na implementação do nosso programa passo a passo, como anunciado. Nós também estamos fazendo um bom progresso em todas as nossas divisões, que tiveram um bom desempenho, até certo ponto, num ambiente difícil com o impulso econômico fraco", declarou Dr. Hubert Lienhard, Presidente e CEO.

Nos seis meses do anofiscal (outubro 2015 a março 2016), excluindo a Voith Industrial Services, o Grupo Voith recebeu pedidos no valor total de 2,16 bilhões de euros, incremento de 19% sobre o mesmo péríodo do ano fiscal anterior. Os pedidos em carteira aumentaram, em comparação com o final do ano fiscal anterior, para 5,49 bilhões de Euros.

O faturamento do Grupo atingiu 2,04 bilhões de euros, mantendo-se estável na comparação com o ano anterior. O lucro operacional total das divisões do Grupo subiu ligeiramente em relação ao ano anterior. Devido a efeitos de valorização em certas moedas estrangeiras, em termos de Grupo, o resultado operacional caiu de 120 para 97 milhões de euros, na comparação com o ano anterior. A Voith conseguiu reduzir de 131 milhões de Euros para menos 48 milhões de euros seu resultado liquido, em função da eliminação dos altos custos de reestruturação. Sem a depreciação contábil de 71 milhões de euros, incluindo títulos e valores mobiliários, o Grupo teria registado um resultado líquido para o semestre de 23 milhões de euros. "Para além dos efeitos não recorrentes ocorridos no 1º semestre do ano, o programa de sucesso Voith 150+ tem mostrado impacto. O ganho de potência do Grupo Voith é visivelmente melhorado", disse Lienhard, explicando o desenvolvimento global do Grupo durante os primeiros seis meses.

Divisões

As três divisões do Grupo obtiveram bons resultados no 1º semestre fiscal. A Voith Hydro beneficiou-se pelo ganho de um projeto no Canadá, para o fornecimento de seis eixos verticais, com turbinas do tipo Francis, seis geradores e equipamentos associados, para o Projeto de Energia Limpa Site C, no Rio Peace, no nordeste da Columbia Britânica (BC). O contrato vale cerca de 320 milhões de euros.

Com isto, a entrada de pedidos aumentou em relação ao ano passado e o fatuuramento permaneceu estável, mas superou as expectativas. Devido ao fraco desempenho no negócio de projetos, a entrada de pedidos e o faturamento da divisão Voith Paper foram menores do que no ano anterior, mas estabilizados em um nível satisfatório, em um mercado difícil.

As divisões da Voith Turbo desenvolveram-se de forma diferente, com Energia, Óleo & Gás, bem como Mineração & Metais, com impacto pela queda dos preços do petróleo e das matérias-primas e investimentos mais cautelosos por parte dos clientes. Em contrapartida, Veículos Ferroviários e Comerciais evoluíram positivamente. No geral, a Voith Turbo aumentou ligeiramente seu faturamento, apesar da pouca entrada de pedidos.