Belgo Bekaert adere ao Pacto pela Inclusão

02/12/2021
A medida reforça o compromisso da companhia em relação à Diversidade e Inclusão.

 

A Belgo Bekaert assinou o Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência e passou a integrar o Grupo Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência (REIS). A medida reforça o compromisso da companhia em relação à Diversidade e Inclusão. O evento foi realizado de forma remota, com a tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por parte da Belgo, participaram da solenidade o CEO, Ricardo Garcia, o Diretor Industrial, Stephan Ghysels, a Gerente de Diversidade e Inclusão, Luciana Macedo, as representantes do Grupo de Afinidade de Pessoas com Deficiência Luana Werneck e Alessandra Carmo. A REIS foi representada por Silvia Tyrola e pela consultora e fundadora do Instituto Modo Parités Ivone Santana.

Em seu site institucional https://belgobekaert.com.br/, a Belgo Bekaert anunciou que conta com a Maya, assistente virtual tradutora de Libras. Segundo o Hand Talk, aplicativo tradutor de Libras que desenvolveu a tecnologia, apenas 1% dos sites brasileiros oferecem este recurso de acessibilidade. Mais uma novidade é a recém-parceria com a empresa Oportunidades Especiais com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com deficiência às vagas abertas nas nove unidades no Brasil. O programa também oferece consultorias especializadas e cursos gratuitos de Libras para a capacitação de todos os empregados. Atualmente a Belgo Bekaert possui um Grupo de Afinidade composto por 50 pessoas que desenvolvem estratégias e ações voltadas para a Pessoa com Deficiência.

A assinatura do Pacto faz com que a Belgo se comprometa a aderir aos cinco compromissos da iniciativa: engajar a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos da pessoa com deficiência; desenvolver políticas voltadas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização; promover um ambiente inclusivo e acessível; comunicar e educar sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência; e incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos e serviços. "É muito importante trazer este tema para a discussão interna e com a sociedade. Fazer parte de movimentos como este nos ajuda e fortalece. É um marco para a história da empresa e representa nossa vontade de evoluir e melhorar como empresa, com um ambiente inclusivo e acolhedor", afirma a Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Bekaert Luciana Macedo.