SIDERURGIA

Baosteel e Wuhan planejam reestruturação

29/06/2016

 

Os grupos chineses Baosteel e Wuhan Iron and Steel planejam uma reestruturação conjunta, mas não deram maiores detalhes. O Governo chinês tem afirmado que fusões serão a chave na consolidação do setor siderúrgico para reduzir excesso de capacidade e ampliar a proporção de produção das dez maiores empresas do setor no país.

A China comprometeu-se em reduzir o excesso de capacidade em grandes setores industriais e, em fevereiro, anunciou que vai encerrar 100 milhões a 150 milhões de capacidade de produção de aço e 500 milhões de toneladas de produção de carvão nos próximos três a cinco anos.

A expectativa é que Pequim corte 45 milhões de toneladas de capacidade siderúrgica e 280 milhões de toneladas de carvão este ano. Segundo comunicado da Baosteel e da Wuhan, os detalhes da reestruturação ainda não foram finalizados e assim que estiverem, o acordo entre as empresas ainda vai precisar de aprovação regulatória. As siderúrgicas pediram aos reguladores dos mercados acionários da China para suspenderem os negócios com suas ações na segunda-feira, 27 de junho, e que vão emitir um novo comunicado após cinco pregões.