14/05/2015
COBRE

Avanco lança pedra fundamental do projeto Antas

Com a presença se autoridades locais e de membros do board da empresa na Austrália, a Avanco, empresa listada na bolsa australiana, lançou, no dia 13 de maio, a pedra fundamental que marcou o início de implantação do projeto Antas, localizado no município de Curionópolis (PA), destinado à produção de cobre e ouro (como subproduto).

Segundo Tony Polglase, diretor gerente da empresa, em sua primeira fase o empreendimento produzirá 12.500 toneladas de cobre contido em concentrado. Nesta fase, o projeto está orçado em US$ 60 milhões e o cronograma de implantação prevê que o comissionamento será iniciado até o final de 2015, iniciando-se o ramp up até atingir a escala de produção comercial, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2016.

O projeto prevê a instalação de uma mina a céu aberto e planta de beneficiamento com etapas de britagem, moagem, flotação e filtragem. A segunda fase do projeto compreende a exploração de uma outra área, denominada Pedra Branca, a cerca de 50 km de Antas, que deverá ter capacidade bem maior do que o empreendimento que agora está sendo implantado.

De acordo com Luiz Maurício Azevedo, diretor não-executivo da empresa, as etapas de pesquisa e licenciamentos do projeto Antas levaram sete anos. Na Austrália, um projeto similar, para ouro, não levou mais do que 1 ano e meio entre a pesquisa e o start-up.