As 10 maiores empresas brasileiras

12/08/2022
Estima-se que os negócios brasileiros no setor de rochas ornamentais estejam movimentando cerca de US$ 5,0 bilhões/ano.

 

Segundo dados da Abirochas, estima-se que os negócios brasileiros no setor de rochas ornamentais estejam movimentando cerca de US$ 5,0 bilhões/ano.

Cerca de 10.000 empresas, dentre as quais pelo menos 400 exportadoras regulares, integram sua cadeia produtiva e respondem por 120 mil empregos diretos e 360 mil indiretos. Acredita-se que até 2025 a capacidade brasileira de serragem poderá superar 100 milhões de m2 /ano,

A maior parte das atividades de lavra e beneficiamento primário concentra-se em arranjos produtivos locais, como os de mármores e granitos do Espírito Santo, de ardósias e quartzitos foliados de Minas Gerais, de gnaisses foliados do Rio de Janeiro, de basaltos plaqueados do Rio Grande do Sul, de travertinos da Bahia, de calcários plaqueados do Ceará. 

Confira na lista a seguir, os 10 maiores extratores de rochas ornamentais, segundo o valor da produção (dados da ANM), presentes na edição As Maiores Empresas do Setor Mineral:

10. Toledo Mineração

Fundada em 2001, a Toledo Mineração tem sede no Espírito Santo e trabalha na produção e comercialização de rochas ornamentais. Possui jazidas em diversas regiões do Brasil e conta também com uma moderna indústria de transformação.

 

9. IBMG Mineração / Nanuba

Desde 1970, a IBMG Mineração atua no setor de rochas ornamentais extraindo em pedreiras próprias seus materiais. Teve início no sul da Bahia com o Arabescato de Belmonte, comercializando blocos deste material para o mercado brasileiro.

 

8. Granicap Granitos

A Granicap é uma empresa familiar que opera no setor de mineração desde 1999, com escritório central em Vitória, capital do Espírito Santo, extraindo e comercializando blocos brutos de rochas ornamentais para o mercado global. Seu principal produto são os granitos pretos de alta qualidade.

 

7. GSM Group

Com 20 anos de experiência no mercado de rochas ornamentais, a GSM Group tem pedreiras localizadas em Minas Gerais e Espirito Santo. A unidade de beneficiamento está localizada em Ecoporanga – ES.

 

6. Itinga Mineração

O Grupo Itinga Mineração possui mais de 15 anos de história e é especializado na extração de materiais exóticos e exclusivos. Trabalha atualmente com capacidade produtiva calculada em mais de 100.000 toneladas de blocos/ano, com jazidas concentradas nos estados de Minas Gerais e Bahia.

 

5. Rocha Bahia Mineração

Fundada em 2004 na Bahia com sede em Paramirim, também possui jazidas em Jaraguari e Muquém. Trabalha com mármores e granitos.

 

4. RED Graniti

A Red Graniti é uma empresa de origem italiana com jazidas em Nova Venécia-ES e Caldas-MG, sendo um dos maiores players mundiais presentes atualmente no Brasil.

 

3. Mineração Corcovado

Fundada em 1986 em Serra-ES, a Mineração Corcovado possui direitos minerais exclusivos abrangendo uma área superior a 400.000 hectares, permitindo a extração de mais de 40 tipos diferentes de materiais, principalmente granitos.

 

2. Guidoni Ornamental Rocks

Com 30 anos de história, o Grupo Guidoni é composto por mais de 20 empresas e abastece o mercado nacional e internacional com 15.000 m³ de blocos brutos por mês e 170.000 m² de beneficiamento de rochas naturais. Conta com 40 jazidas próprias e produz 18.000 toneladas de chapas por mês.

 

1. Vermont Mineração

Fundada em maio de 2005, na cidade de Sobral, Ceará, a Vermont Mineração é uma mineradora com frentes de trabalho (pedreiras) ativas em Uruoca, Massapê, Viçosa do Ceará e São Gonçalo do Amarante, e mais 03 frentes no estado da Bahia. Conta com 400 funcionários e extrai mais de 30 tipos de rochas.