STEELIE AWARDS

ArcelorMittal e Usiminas são premiados

25/10/2017

 

A ArcelorMittal Tubarão e a Usiminas venceram o prêmio Steelie Awards na categoria Excelência em Sustentabilidade. A categoria premia iniciativas que trouxeram impactos positivos nos três pilares da sustentabilidade – social, ambiental e econômico. Promovido anualmente pela World Steel Association (WSA) o prêmio reconhece indivíduos ou companhias de destaque na indústria do aço.
 
A ArcelorMittal Tubarão foi premiada pelo projeto de reaproveitamento de resíduos ‘Novos Caminhos’. O projeto consiste na melhoria da mobilidade, além de auxiliar no escoamento da produção agrícola em dezenas de municípios do Espírito Santo. Criado em 2006, o projeto já doou mais de 1,6 milhão de toneladas dos coprodutos Revsol e Revsol Plus, utilizados como revestimento primário de 620 km de vias urbanas e rurais, melhorando as condições de tráfego nesses locais. A empresa foi representada pelo Gerente Geral de Responsabilidade Corporativa do Grupo, Alan Knight. 
 
Já a Usiminas recebeu o prêmio pelo programa ‘Caminhos do Vale’, que destina o agregado siderúrgico - oriundo do processo de produção de Aciaria, com alta resistência ao desgaste – desenvolvido especificamente para a pavimentação de estradas rurais. Em contrapartida à doação do produto, as prefeituras participantes se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades e com a recuperação de nascentes. O programa já é desenvolvido há três anos. 
 
Desde o lançamento do programa, mais de 1,3 milhão de toneladas já foram utilizadas em cerca de 850 km de estradas rurais, na restauração de 50 km de vias urbanas e na recuperação de 35 pontes, encostas e áreas degradadas no colar metropolitano do Vale do Aço, beneficiando cerca de 750 mil pessoas. Até a primeira quinzena de outubro, 899 nascentes já foram identificadas e recuperadas no âmbito do programa. O sucesso da iniciativa também rendeu a inclusão da Usiminas no Banco de Boas Práticas da Fiemg e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e também o prêmio Hugo Werneck 2016, uma das mais importantes premiações ambientais do Brasil. 
 
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu durante a 44ª edição da conferência anual da WSA, em Bruxelas, na Bélgica, e reuniu líderes dos principais grupos siderúrgicos mundiais. O presidente da Usiminas, Sergio Leite, representou a empresa na cerimônia e recebeu o troféu de André Johanpeter, CEO da Gerdau.