INOVAÇÃO

ArcelorMittal Brasil seleciona projetos

13/09/2018

 

A ArcelorMittal Brasil abriu, dia 10 de setembro, as inscrições para o “Desafio Carvão Vegetal Sustentável” que vai selecionar projetos de inovação com soluções para otimizar os finos de carvão vegetal na cadeia de produção do aço da companhia. A chamada faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
 
A expectativa é que as empresas desenvolvam soluções em, pelo menos, uma das frentes: atuação nas variáveis do processo para redução da geração de finos (coproduto indesejado gerado na produção do aço); aumento da confiabilidade na medição de finos; e uso dos finos para a criação de coprodutos de maior valor agregado. A cada 100 toneladas de carvão vegetal produzido, são geradas cerca de 30 toneladas de finos, o que representa uma grande perda econômica com impactos sobre o meio ambiente. 
 
Os projetos serão selecionado por um comitê de especialistas da ArcelorMittal Brasil e do SENAI, que selecionarão as ideias de até oito startups. Cada proposta receberá o valor máximo de R$ 250 mil e deverá ser desenvolvido em até seis meses. Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro no site: desafioarcelormittal.com.br. Todas as informações sobre o Edital, critérios para participação e regulamento completo podem ser consultados no mesmo endereço. “Os finos de carvão representam um desperdício não somente para a companhia, mas também para o meio ambiente, pois elevam o custo de produção do ferro-gusa, geram perda de competitividade, impactos ambientais, perda de performance e riscos operacionais nos alto-fornos”, disse Rodrigo Carazolli, gerente-geral de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da ArcelorMittal Aços Longos. 
 
O desafio é uma das primeiras ações lançadas pelo Açolab, espaço de inovação criado pela companhia em julho. O espaço é voltado para receber startups, clientes, parceiros, representantes do meio acadêmico e profissionais da empresa envolvidos no desenvolvimento dos projetos. Na edição 2018 estarão disponíveis R$ 55 milhões, em cinco categorias para financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical. A chamada da ArcelorMittal Brasil faz parte da categoria Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.