BARRAGENS

Arcelor Mittal evacua comunidade

08/02/2019

 

A Arcelor Mittal decidiu evacuar a comunidade de cerca de 200 pessoas que moram no entorno a jusante da barragem de rejeitos de Serra Azul, em Minas Gerais, após discutir com autoridades locais, como uma medida de precaução. 
 
A ação decorre de uma inspeção e auditoria minuciosas da barragem de rejeitos, que foram realizadas após os recentes incidentes acontecidos no setor de mineração, no Brasil. Com a utilização de uma metodologia mais conservadora, a auditoria independente responsável pela declaração de estabilidade revisou o último relatório e adotou para a barragem um Fator de Segurança (Factor of Safety ou FoS) mais restritivo.
 
A avaliação englobou testes de stress feitos na barragem de Serra Azul, a partir de dados e aprendizado decorrentes dos eventos da barragem do Feijão, em Brumadinho. Os moradores da região foram evacuados para que uma auditoria independente - contratada pela Arcelor Mittal Mineração realize testes adicionais para que qualquer medida de mitigação possa ser implementada. 
 
A Arcelor Mittal informou que a medida é estritamente preventiva, já que a comunidade está a 5 km de distância da barragem. A empresa concluiu que não se pode correr absolutamente nenhum risco, e que, apesar do transtorno para a comunidade, esta é a decisão correta.
 
A comunidade permanecerá acomodada no novo local enquanto testes adicionais estão em andamento e até que a segurança da barragem de rejeitos possa ser 100% garantida. “Pedimos desculpas à comunidade local pelo transtorno, porém sabemos que esta é a decisão correta e sem dúvida a única decisão que poderíamos tomar. As autoridades locais concordaram”, disse Benjamin Baptista, CEO da ArcelorMittal Brasil. Segundo ele, as pessoas retornarão a suas casas o mais breve possível. 
 
Especialistas continuam a inspecionar e analisar as condições da barragem de rejeitos e, no caso de terem que ser implementadas novas medidas para maior garantia da barragem, isso será feito o mais rapidamente possível. 
Sebastiao Costa Filho, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil, disse: “Nossa absoluta prioridade é assegurar que nosso pessoal e a comunidade estejam seguros.  Manteremos constante contato com aqueles afetados para mantê-los atualizados sobre a situação. Tão logo tenhamos mais informações, faremos novos pronunciamentos”. 
 
A mina de Serra Azul está localizada em Itatiaiuçu, Minas Gerais. A produção é de 1.2 milhão de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos, que é do tipo a montante, tem estado desativada desde outubro de 2012 e é a única deste tipo dentre as barragens da companhia.