Apoio a ações para reimaginar a mineração

07/06/2022
O acordo tem a parceria da ICLEI, rede global de entidades e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

A Anglo American assinou protocolo de intenções que prevê investimento inicial de R$ 1 milhão em ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de municípios que abrigam operações da companhia. O acordo tem a parceria da International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI), rede global de entidades e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, e visa estimular soluções em prol da biodiversidade, além de ações de combate à mudança climática.

“A nossa parceria com a rede ICLEI começou em 2021, por meio de um programa de capacitação para gestores das unidades de conservação pertencentes ao município de Conceição do Mato Dentro (MG), onde se encontra parte da nossa operação em minério de ferro. Esse novo acordo visa ampliar o leque de atuação nas regiões onde atuamos em Minas Gerais e Goiás, reforçando o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, destacou Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American. O aporte está alinhado com o Plano de Mineração Sustentável da companhia, que tem metas e objetivos consistentes que visam incentivar um meio ambiente saudável e o desenvolvimento de comunidades cada vez mais prósperas, disse Thomas Nemes, gerente de Assuntos Institucionais e Corporativos de Níquel da Anglo American. 

O secretário executivo no ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, afirmou que Minas Gerais é o único ente da federação que tem nome de atividade profissional. “Somos mineiros, sinônimo de trabalho e é isso o que estamos fazendo aqui. Trabalhando para uma reconversão sustentável e uma transição economicamente viável”, concluiu Perpétuo. Participaram também do ato da assinatura o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown; a diretora de Relações Corporativas da Fundação Dom Cabral, Marina Spínola e o prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG) e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), José Fernando Aparecido de Oliveira. 

O ICLEI é a sigla de International Council for Local Environmental Initiatives, uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ela é ativa em mais de 125 países no incentivo a políticas de sustentabilidade e ações locais. A rede conta com apoio de diferentes especialistas que oferecem acesso ao conhecimento e às capacitações em busca de mudanças sistêmicas em benefício da sustentabilidade urbana.

Direto da Fonte