OURO

Apoena retoma produção em Ernesto/Pau a Pique

20/07/2016

 

A Aura Minerals, através da Mineração Apoena, está iniciando neste mês de julho a fase de ramp up do projeto Ernesto/Pau a Pique, localizado no município de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, que foi adquirido da Yamana.

De acordo com o CEO da empresa, James Bannantine, as três minas que estão entrando em operação vão substituir futuramente a produção da mina São Francisco, que está em fase final de operação e que deve produzir 45 mil onças em 2016. A mina Lavrinha é a céu aberto, enquanto Ernesto e Pau a Pique são subterrâneas. Todo o minério será processado na planta de concentração de Ernesto, utilizando o processo convencional de lixiviação. Para o aproveitamento dos depósitos, a Apoena teve que fazer um novo plano de lavra.

A fase de ramp up do projeto Ernesto Pau a Pique deve ir até o segundo semestre de 2017, quando o empreendimento deve alcançar sua capacidade nominal de produção.

Para a operação das novas minas está prevista a contratação de cerca de 700 pessoas, sendo que uma parte do pessoal técnico será deslocado de São Francisco.  

A Aura Minerals espera produzir em 2016, no total, entre 150 e 200 mil onças de ouro.