EVENTOS

APLs são debatidos no IFRN

06/12/2018

 

O XV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais – APLs de Base Mineral e o XII Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – CTRedeAPLmineral estão sendo realizados entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Auditório do IFRN Campus Central. 
 
“Para o Rio Grande do Norte, a discussão desse tema é muito importante, pois o estado já foi protagonista no cenário nacional e hoje quase não participa dessa modalidade de desenvolvimento mineral. É hora de retomarmos antigas parcerias e firmar novas, visando o desenvolvimento do nosso setor mineral” , afirma Otacílio de Carvalho, professor do IFRN. 
 
Há uma expectativa otimista do setor em relação aos órgãos reguladores, com a recente mudança para a Agência nacional de Mineração (ANM). “Espera-se que seja um órgão incentivador, ágil e proativo do setor mineral e não apenas regulador e fiscalizador como sempre foi”, disse Carvalho. 
 
A obtenção de licenças ambientais e logística de escoamento de produção são tidos pelas mineradoras como os principais gargalos do estado. Marcos Aurélio de Oliveira Maia, professor do IFRN, afirma que os eventos são importantes para reunir partes das cadeias produtivas do setor mineral, desde que saia um documento capaz de nortear as políticas publicas essenciais. “Não basta debatermos, mas sim adotar ações e ter um olhar mais atento às instituições, que financiem de forma menos burocrática a atividade”.