VALE

ANM determina evacuação em Gongo Soco

08/02/2019

 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área a jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). A decisão saiu após a Vale informar que está dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). 
 
A Vale comunica que a decisão tem caráter preventivo e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.
 
A ação irá abranger aproximadamente 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte. Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. 
 
A mineradora irá implantar também equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura e está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo, 10 de fevereiro. 
 
A barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, e faz parte do plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante "Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante" do dia 29 de janeiro de 2019. A referida barragem suportava a produção da mina de Gongo Soco, cuja produção de minério de ferro foi paralisada pela Vale em abril de 2016.