CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

Anglo American viabiliza Centro Cirúrgico

04/07/2019

 

A diretoria do Hospital Imaculada Conceição aguarda vistoria da Vigilância Sanitária em Saúde do Estado de Minas Gerais e da Regional de Itabira para colocar em operação o Centro Cirúrgico em Conceição do Mato Dentro (MG). Segundo a instituição, após a vistoria será permitida a realização de cirurgias eletivas. Atualmente, o hospital realiza atendimentos de clínica médica, ginecologia/obstetrícia e internações de média complexidade.
 
A ampliação é viabilizada graças aos aportes da Anglo American, que subsidia 70% do custo operacional do hospital desde dezembro de 2015. Os recursos também contribuíram para que, em 2018, fosse realizada a regularização do Alvará Sanitário da instituição, que estava vencido desde 2011. “Além disso, com estes recursos conseguimos executar reformas para adequar a estrutura física às exigências da legislação vigente e a compra de novos equipamentos e medicamentos. Viabilizamos também a contratação de novos profissionais, necessários para a composição do quadro de pessoal, conforme as exigências da Vigilância Sanitária”, destacou a diretora administrativa da instituição, Sheila Cristina da Silva.
 
A Anglo American doou, em 2017, equipamentos fundamentais para o bom funcionamento do hospital, como um gerador de energia; carro de atendimento à parada cardiorrespiratória; reanimador; desfibrilador cardíaco; bombas de infusão e monitores, dentre outros. “Esperamos que esses recursos possam dotar a instituição de uma infraestrutura cada vez melhor, que o permita oferecer um atendimento de qualidade e diversificado aos moradores da cidade” disse o coordenador de Saúde da Anglo American, João Evaldo Massahud. 
 
Em novembro passado o hospital regularizou contrato com a SES (Secretaria de Estado Saúde) em relação ao contrato com o SUS (Sistema Único de Saúde), o que possibilitou que o hospital continuasse a receber a verba relativa às AIH (Autorização de Internação Hospitalar). O Hospital Imaculada Conceição recebe do município cerca de 30% do total necessário para a manutenção da unidade. Atualmente, a instituição busca viabilizar um credenciamento junto a planos de saúde, como mais uma forma para a obtenção de recursos. A secretária de Saúde de Conceição do Mato Dentro, Marizélia Ferreira, também ressaltou a relevância destes investimentos para a cidade: “O Hospital Imaculada Conceição é de fundamental importância para o município. Com o início do atendimento no bloco cirúrgico, toda a população será beneficiada”.