MINÉRIO DE FERRO

Anglo American pede desculpas por vazamento

15/03/2018

 

Por meio de post postado no Facebook, o presidente da Anglo American Brasil, Ruben Fernandes, comunicou ao público sobre o vazamento de polpa contendo água e minério de ferro, do mineroduto que transporta o material de Minas Gerais até o litoral fluminense. Na ocasião, o dirigente pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que havia comunicado o fato às autoridades competentes, e adotado medidas para assegurar o abastecimento de água para a população atingida. 
 
 
O vazamento ocorreu na manhã do dia 12 de março, com duração de aproximadamente 25 minutos, dispersando cerca de 300 toneladas de material que é classificado como resíduo não perigoso, segundo as normas da ABNT. Não houve vítimas. O acidente aconteceu em um ponto na área rural de Santo Antônio do Grama (MG) e atingiu um dos córregos da região. A Anglo implantou filtros ao longo do córrego Santo Antônio para conter os sedimentos. Com o fim do vazamento, tiveram início os procedimentos de reparo do duto, dentre os quais a drenagem da área para possibilitar o acesso, retirada da parte trincada e substituição do segmento danificado.
 
 
 
Como medida de segurança a Anglo American construiu uma pequena bacia de contenção e há monitoramento da qualidade da água, num total de 30 pontos, desde o córrego Santo Antônio (na Estação Bombas 2 e também no ponto de captação de água da Copasa), passando pelo Rio Casca, até a sua confluência com o Rio Doce. O objetivo, segundo a empresa, é retomar o abastecimento de água para a comunidade no menor prazo possível. Por hora, emergencialmente, a Anglo American vem disponibilizando água para os moradores por meio de nove caminhões-pipa. A população está sendo integralmente atendida. A qualidade da água com que é abastecido cada caminhão-pipa é analisada antes e depois do abastecimento do caminhão.
 
Ainda em parceria com a Copasa, a Anglo American iniciou construção de uma adutora do ribeirão Salgado, que estará concluída em três dias. Dessa forma, Santo Antônio do Grama poderá contar, de forma permanente, com uma segunda alternativa de captação de água. Não há percepção de pluma de sedimentos no Rio Casca, e está restrita ao Córrego Santo Antônio, em Santo Antônio do Grama. As causas do rompimento da tubulação continuam sendo investigadas.
 
Estratégia de sustentabilidade
 
A Anglo American lançou mundialmente, nesta semana, sua Estratégia de Sustentabilidade, estabelecendo uma abordagem ambiciosa e inovadora para três áreas principais de sustentabilidade - meio ambiente, desenvolvimento comunitário e maior confiança e transparência em todo o setor de mineração - incluindo metas específicas a serem entregues até 2030 . 
 
Mark Cutifani, CEO da Anglo American, disse: "Nossos metais e minerais são os ingredientes preciosos que permitem e celebram tantos aspectos da nossa vida moderna. Mas nosso papel no mundo de hoje é muito maior do que simplesmente ser um fornecedor de produtos físicos. Se a Anglo American deve desempenhar o seu papel na criação de um futuro sustentável para o mundo e para melhorar a vida de todos nós que vivemos aqui, devemos estar preparados para desafiar nossos negócios e nós mesmos, re-imaginando a mineração". 
 
A Estratégia de Sustentabilidade da Anglo American faz parte da FutureSmart Mining, a abordagem liderada pela inovação da empresa rumo à mineração sustentável. É o plano para o futuro do negócio. Um futuro em que, segundo a empresa, todas as minas serão mais seguras, mais sustentáveis ​​e eficientes e melhor harmonizadas com as necessidades de suas comunidades de acolhimento. “Esta estratégia inovadora foi desenvolvida na sequência de um processo de consulta robusto com os funcionários e uma grande variedade de partes interessadas externas e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, segundo a companhia.