ROCHAS E MINERAIS

Alunos promovem em Guarulhos

07/12/2017

 

Os estudantes de Engenharia Civil da Universidade de Guarulhos (UNG) promovem, até o dia 11 de dezembro, a exposição "Rochas e Minerais", no Campus Guarulhos Dutra. A ação tem como objetivo expor os materiais encontrados na natureza e apresentar as várias utilidades de comercialização, que passam pelas joalherias, artesanato, indústrias e, principalmente, pelos materiais utilizados na construção civil, como as rochas ornamentais.
 
Todo o material foi classificado pelos alunos e pela professora Marisa Mesquita, docente na disciplina de Geologia, do curso de Engenharia Civil. “Muito mais que adquirirem conhecimento das rochas e minerais existentes na natureza, os alunos de Engenharia Civil desenvolveram, na prática, o senso criativo, além de se sentirem orgulhosos pelos trabalhos expostos para os colegas do campus”, explica.
 
Dentre os materiais apresentados estão quartzos, micas, calcitas, piritas, minérios de enxofre e ferro (conhecidos como ouro dos tolos), além de fluorita, minério de flúor, hematita e minério de ferro, todos utilizados na indústria. Já, os materiais utilizados nas joalherias, incluem-se turmalinas e granadas. Na construção civil, estão os granitos, calcários, quartzitos e mármores, além de gnaisse e areias, utilizados na produção do concreto. A exposição traz ainda cristais de quartzo hialino e o cristal de calcita.