ALUMÍNIO

Alcoa anuncia novos cortes nos EUA

13/01/2016

 

Com as quedas nos preços do alumínio (30%) e da alumina (40%) em 2015, a Alcoa decidiu fechar algumas de suas operações com o objetivo de melhorar a competitividade da Companhia. A empresa vai parar de produzir 269 mil toneladas métricas na fundição Warrick Operations, em Evansville, Indiana, até o final do primeiro trimestre deste ano. A Alcoa também reduzirá a produção de alumina em 1 milhão de toneladas no final do segundo trimestre, o que inclui cortar as 810 mil toneladas remanescentes da capacidade de refino de suas operações em Point Confort, no Texas. A usina e o laminador das operacões Warrick continuarão em operação.

"Nós reconhecemos o quão profundamente esta decisão afeta os empregados e estamos comprometidos a trabalhar estreitamente com os nossos colaboradores, sindicatos e partes interessadas da comunidade para apoiá-los durante esta transição", disse Roy Harvey, Presidente de Produtos primários da da Alcoa. Para ele, essas ações são as mais acertadas diante das condições atuais do mercado e pelo fato dos ativos não estarem entre os mais competitivos da Companhia. Com as ações implementadas, a Alcoa terá reduzido ou fechado 812 mil toneladas de capacidade de fundição e 3,3 milhões de toneladas de capacidade de refino, desde a sua avaliação anunciada em março de 2015, de 500 mil toneladas métricas de capacidade de fundição e 2,8 milhões toneladas de capacidade de refino.

Conforme anunciado anteriormente, a Alcoa vai separar em duas empresas de capital aberto no segundo semestre de 2016 - uma empresa focada em lavra, refino, fundição e energia e a outra voltada para produtos laminados, produtos e soluções de engenharia e soluções para os negócios de transporte e construção.