ALCOA

Acordo de US$ 470 milhões com Embraer

07/07/2016

 

A Alcoa assinou contrato de longo prazo com a Embraer, no valor de US$ 470 milhões, para o fornecimento de chapas e placas de alumínio para os novos E2s da Embraer, a segunda geração da família de E-Jets de aeronaves comerciais, jatos de fuselagem estreita de médio alcance. Os E-Jets E2 da Embraer foram lançados no Airshow de Paris em 2013 e estão programados para entrar em operação em 2018.

"Nossa parceria com a Embraer está enraizada na inovação constante e este contrato é mais uma prova desta força", afirma Mark Vrablec, Presidente da Divisão de Aerospace & Produtos Automotivos da Alcoa. "Nossas ligas patenteadas nos permitirão apoiar nosso cliente no sofisticado e inovador programa E2 e estamos orgulhosos que a Alcoa vai voar com a Embraer”.

A Embraer escolheu as ligas proprietárias da Alcoa para o E2 devido à combinação de força, resistência à corrosão e resistência à fadiga que oferecem. "A Alcoa oferece uma boa combinação de experiência técnica, liderança na indústria de materiais e capacidades", afirma Fernando Queiroz, Vice-presidente de Cadeia de Suprimentos da Embraer.

De acordo com a Embraer, o segmento de mercado para o qual o novo programa E2 foi desenvolvido é projetado para demandar 6.350 novos aviões nos próximos 20 anos. A Embraer também afirmou que tem mais de 50% de participação de mercado com encomendas do atual E-Jet e espera manter níveis similares com as novas aeronaves E-Jets E2. O acordo de longo prazo faz da Alcoa a única fornecedora da Embraer para os wing skins e chapas para fuselagem da linha de jatos E2. Outras placas da Alcoa, usadas em aplicações-chave, tais como reforços das asas, quadros da fuselagem e outras partes estruturais da aeronave, também fazem parte do contrato e serão apresentadas no E2, bem como nas aeronaves de transporte militar da Embraer KC-390 e nos jatos executivos.