Açolab Ventures seleciona primeira startup

01/09/2021
A Aval Tecnologia, desenvolvedora da Agilean - plataforma de gestão da construção civil - é a primeira startup selecionada.

 

O fundo de gestão Açolab Ventures (lançado em maio deste ano pela ArcelorMittal) informa o primeiro investimento. A Aval Tecnologia, desenvolvedora da Agilean - plataforma de gestão da construção civil - é a primeira startup selecionada. Além disso, a Valetec Capital será a gestora do fundo.

O fundo investirá mais de R$ 100 milhões em startups e pequenas empresas inovadoras. Com a Valetec – gestora especializada e focada em Corporate Venture Capital (CVC), o objetivo é acelerar a seleção e priorização de novas startups para análise e investimento. "É o primeiro passo dado para alcançarmos a nossa meta de 10 a 15 investimentos nos próximos 4 anos, por meio do Açolab Ventures. O primeiro aporte em uma plataforma com grande potencial na construção civil e a chegada de gestora com expertise comprovada em CVC. O fundo avança para reforçar a sua governança e gestão e, ao mesmo tempo, mapear empresas inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups", afirma Rodrigo Carazolli, Gerente Geral de Inovação ArcelorMittal Aços Longos LATAM. 

Peter Seiffert, CEO da Valetec Capital, diz que o trabalho está apenas no início com o investimento na Aval/Agilean. "A partir de agora, o objetivo é intensificar a agenda de trabalho da Aval/Agilean, conjuntamente com a Valetec e a ArcelorMittal. Vamos focar na execução de um plano de aceleração de seu crescimento e na ampliação de sua presença no mercado", explica Seiffert. O Açolab Ventures vai adquirir uma participação minoritária em empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento.

Os recursos do fundo serão destinados a empreendimentos no país e em outros países da América Latina. As startups selecionadas - caso da Aval/Agilean – relacionam-se às áreas de Siderurgia, Mineração, Construção Civil, Indústria, Sustentabilidade, Logística, Comercial, Varejo e Distribuição, com menor desperdício de material e soluções customizadas. A primeira startup selecionada pelo Açolab Ventures caracteriza-se por adotar as tecnologias da indústria 4.0 para aumentar a produtividade dentro do canteiro de obras. A Aval, por meio da plataforma Agilean, utiliza no setor da construção civil tecnologias como inteligência artificial e IoT (internet das coisas) aplicadas diretamente à gestão da produção. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra - em tempo real - por meio de dispositivos instalados no canteiro. A plataforma/aplicativo - criada há três anos - utiliza a filosofia de gestão lean construction, forma de gerenciamento conhecida por evitar desperdícios com tempo, custos e mão-de-obra e proporciona uma transformação digital nos canteiros. Ela adota dispositivo IoT para automatizar a coleta de dados e gerar indicadores e atualizações do status da obra em modelos 3D (BIM).

"A chegada do fundo de investimentos da ArcelorMittal é de extrema importância para a estratégia de expansão da nossa plataforma Agilean, tanto em relação ao market share quanto em relação às novas funcionalidades e evolução da experiência dos usuários atuais. Além do aporte financeiro, existe uma grande sinergia de propósito entre a nossa empresa e a ArcelorMittal, o que nos deixa bastante entusiasmados em relação às novas possibilidades que essa parceria possa proporcionar", aponta André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia. 

Com a seleção da primeira startup, o Açolab pretende aplicar o conceito "Smart Money", ou seja, além do aporte financeiro, a ArcelorMittal também irá acompanhar e oferecer toda a sua estrutura e expertise de mercado, para maximizar a chance de sucesso da parceria. Desde o anúncio da criação do fundo, mais de 600 startups já manifestaram interesse em parceria com o Açolab Ventures.