CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Acesso a Timbopeba ainda é restrito

18/06/2021
Desde a interdição, a Vale iniciou testes para implantação de trem não tripulado, com carga reduzida.

 

A Vale informa que continuam suspensos o acesso de trabalhadores e a circulação de veículos na zona da inundação da barragem Xingu, incluindo a Mina Alegria. Está permitida apenas, mediante rigoroso protocolo de segurança, o ingresso de pessoas que trabalham nas atividades de estabilização da estrutura e nas ações estruturantes para implementação do trem não tripulado.  A medida visa atender termo de interdição lavrado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT). 

Desde a interdição, a Vale iniciou testes para implantação de trem não tripulado, com carga reduzida. Durante a fase de testes do trem não tripulado há menor circulação de composições no ramal, com velocidade reduzida, com retorno gradual da carga transportada. Após a implementação integral, o trem não tripulado percorrerá um trecho de 16 km por meio de sistema de controle integrado capaz de realizar operações de aceleração e frenagem dinâmica de forma automática. As fases de testes e implantação devem durar de um a dois meses. No final, a mineradora espera que a usina de Timbopeba seja capaz de manter a operação em cerca de 80-100% de sua capacidade diária de 33 mil toneladas.

A Vale ressalta que a Barragem Xingu permanece em nível 2 de emergência, conforme Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em que não há risco iminente de ruptura. A inexistência de risco iminente ou alteração na condição da estrutura foi reforçada após visita técnica realizada em 15/06/2021 pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A barragem é monitorada e inspecionada por equipe técnica especializada e está incluída no plano de descaracterização de barragens da companhia. Por máxima cautela, a Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem Xingu permanece evacuada, não havendo a presença permanente de pessoas na área.