AUTOMAÇÃO

ABB adquire austríaca B&R

06/04/2017

 

A ABB adquiriu a B&R (Bernecker + Rainer Industrie-Elektronik GmbH), fornecedor independente de software e soluções de arquitetura aberta para automação fabril e de máquinas em todo o mundo. Fundada em 1979 por Erwin Bernecker e Josef Rainer, a B&R tem sede em Eggelsberg, Áustria, e emprega mais de 3.000 pessoas, incluindo cerca de 1.000 em P&D e engenheiros de aplicativos. A empresa atua em 70 países e teve vendas de mais de US$ 600 milhões (2015/16). 
 
A sinergia entre as duas empresas resultará em uma grande oferta de soluções para clientes de automação industrial, conciliando os produtos inovadores, softwares e soluções de automação fabril e de máquinas da B&R com a oferta da ABB como líder mundial em robótica, automação de processos, digitalização e eletrificação. Com a aquisição a ABB amplia seu papel na automação e dá um passo importante na expansão de sua oferta digital, combinando seu portfólio do setor, o ABB Ability, com as sólidas plataformas de software e aplicativos da B&R, além de sua grande base instalada, acesso ao cliente e soluções exclusivas de automação.
 
Com a aquisição, a ABB irá expandir sua oferta de automação industrial, integrando os produtos inovadores da B&R em PLC, PCs industriais e de controle de movimento, bem como a sua série de software e soluções. A ABB vai oferecer a seus clientes um portfólio excepcionalmente abrangente de automação e arquitetura aberta. As carteiras de ambas as empresas são complementares. As partes concordam em não divulgar o preço de compra. A ABB vai financiar a aquisição em dinheiro. A transação será operacionalmente acrescida de EPS (ganho por ação) no primeiro ano, e espera-se que some significativas sinergias de cerca de 8% da receita independente.