ALUMÍNIO

Abal e Embrapii fazem aliança

20/02/2019

 

A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) firmam no próximo dia 21 de fevereiro aliança estratégica setorial com o objetivo de criar um ambiente de pesquisa específico para a cadeia produtiva do alumínio. 
 
A expectativa é estimular projetos de PD & I entre as 32 associadas da Abal e os conceituados Centros de Pesquisa – Unidades Embrapii (UEs) e desenvolver competências tecnológicas a fim de aprofundar pesquisas nas UEs sobre temas voltados ao alumínio. "Tenho certeza de que a aliança estratégica que celebramos terá enorme sucesso. O investimento em tecnologia e inovação é um dos pilares do plano de desenvolvimento da indústria do alumínio para os próximos anos. Trata-se de uma iniciativa que trará competitividade ao nosso setor", diz Milton Rego, presidente-executivo da ABAL. A Embrapii é uma organização social do poder público federal que trabalha pelo incremento da inovação na indústria, por meio de financiamento conjunto de projetos de PD&I.
 
A primeira iniciativa oriunda do acordo já está definida: o Conexão Alumínio, evento agendado para o início de abril, quando a Abal receberá pesquisadores das Unidades Embrapii para apresentar o seu plano estratégico de fortalecimento do setor. Posteriormente, os pesquisadores irão conhecer as plantas industriais de três associadas da associação, a CBA, a Novelis e a Prolind, e discutir com elas projetos de PD&I.