Vale usa tecnologia da Alexa em processo seletivo

03/09/2021
O processo seletivo tem cerca de 150 vagas para talentos recém-formados.

 

A Vale desenvolveu aplicativo ativado por voz para candidatos aos Programas de Recém-Graduados 2022 descobrirem se têm match cultural com a empresa por meio da tecnologia da Alexa. 

Com isto, a mineradora pretende ampliar seu compromisso com a diversidade dos talentos, uma vez que estimula os candidatos a conhecerem como funciona o processo seletivo oculto para se tornar trainee da empresa. O processo seletivo tem cerca de 150 vagas para talentos recém-formados e as oportunidades são para os estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. As inscrições vão até 24 de setembro e poderão ser feitas em www.vale.com/trainee. 

Na skill, como são chamados os aplicativos de voz da Amazon, a Alexa faz o papel de uma recrutadora de novos talentos. Os candidatos são convidados a descobrir como funciona o processo seletivo oculto da Vale, por meio de uma entrevista com a própria assistente de voz. Ao fim da simulação, a assistente de voz dá um feedback ao candidato e reforça que, mesmo escutando apenas a voz dele e sem perguntá-lo questões como origem, raça, gênero ou faculdade cursada, conseguiu conhecê-lo melhor.

A ferramenta foi desenvolvida de forma a não capturar nenhum dado dos usuários, nem mesmo o nome ou e-mail. Para continuar a inscrição, os candidatos são incentivados a entrar na página do programa, no site da Vale. Eles também podem consultar na Alexa informações e dicas para ter sucesso no processo seletivo. 

O processo seletivo dos Programas de Recém-Graduados será online e oculto (também conhecido como às cegas): informações como idade e instituição de formação, por exemplo, são omitidas até a última etapa, buscando evitar a influência de vieses inconscientes no processo. A vale quer atingir pelo menos 50% de mulheres e priorizar a contratação de profissionais negros. O conhecimento avançado da língua inglesa não será um pré-requisito para o Programa Trainee Especialista, ampliando as chances de candidatos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender o idioma neste nível. Além disso, não há limite de idade para se candidatar.

Na última edição, a Vale selecionou 95 profissionais negros. Isso significa que, dos 144 trainees contratados pela empresa, 66% se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição. Dentre os 144 contratados, 98 são mulheres, o que equivale a 68% da turma.