CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Samarco lança Declaração de Compromissos

22/07/2021
A Samarco informa que quer colaborar com o desenvolvimento socioambiental nos territórios e comunidades anfitriãs.

 

A Samarco lançou, em 21 de julho, a estratégia de sustentabilidade da companhia e sua declaração de compromisso. A estratégia foi revisitada após um processo colaborativo que envolveu todas as áreas da empresa, pesquisa e entrevistas com lideranças e formadores de opinião, e considera os objetivos e metas específicos a serem alcançados em 2021 e 2022. 

A declaração de compromisso está alinhada aos desafios e tendências atuais de sustentabilidade ESG e alicerçada na governança e cultura organizacional, estruturada ainda em três pilares: relações sociais, meio ambiente e segurança e inovação. A Samarco informa que quer colaborar com o desenvolvimento socioambiental nos territórios e comunidades anfitriãs de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais, e Anchieta, Guarapari e Piúma, no Espírito Santo. "A nova estratégia de sustentabilidade inclui aprimorar os indicadores e envolve ações em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento da sociedade, com o objetivo de reforçar nossa geração de valor e de reconstruir um relacionamento mais próximo e de confiança e respeito nos territórios onde somos recebidos. Mais do que uma declaração, garantiremos que nossas atividades são desenvolvidas com máximo respeito à vida de todos os seres e o meio ambiente", afirma o diretor-presidente, Rodrigo Vilela. 

Entre as metas traçadas estão a utilização de novas tecnologias no processo produtivo do minério de ferro, permitindo que 90% da água extraída com a filtragem seja recuperada e recirculada no processo produtivo, reduzindo os impactos sobre o meio ambiente. O diretor de Projetos e Sustentabilidade, Reuber Koury, disse que desde a retomada das operações, em dezembro de 2020, a Samarco busca o desenvolvimento sustentável, o uso consciente e planejado dos bens ambientais, e no sistema de disposição de rejeitos, o que reforça o compromisso em atender as demandas atuais sem prejudicar as gerações futuras, unindo segurança e inovação, da mina ao porto. "É um compromisso vivo e que vai se consolidar e evoluir por meio de iniciativas práticas, cujos temas direcionadores e respectivos resultados deverão ser discutidos e avaliados constantemente com todos os públicos envolvidos", comentou. 

A Samarco retomou de forma gradual suas atividades operacionais em Minas Gerais e no Espírito Santo, com 26% de sua capacidade produtiva, adotando novas tecnologias para disposição de rejeitos, empilhando a seco cerca de 80% do volume a ser gerado no beneficiamento do minério de ferro.