Samarco completa um ano de retomada das operações

17/12/2021
Em entrevista a Brasil Mineral, Rodrigo Vilela aborda os desafios enfrentados pela empresa nesse primeiro ano de retomada.

 

A Samarco está completando um ano de retomada das operações com uma produção de 7,5 milhões t de pelotas de minério de ferro e até o final de dezembro a previsão é que o volume de produção alcance 7,7 milhões t, o que equivale a cerca de 26% de sua capacidade. Do total produzido, 36% foi destinado aos mercados da Ásia, 22% para o Oriente Médio e Norte da África, mesmo percentual para as Américas e 20% para a Europa. 

De acordo com o diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, a empresa produziu dentro da meta estabelecida e demonstrou que é possível fazer uma mineração diferente, apoiada em novas tecnologias, de forma sustentável, alinhada aos princípios de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente”. Ele acrescentou que o primeiro ano de retomada foi marcado pela estabilidade operacional e adiantou que a Samarco estuda alternativas, de forma contínua, que possam permitir antecipar, de forma segura, a retomada de 100% da capacidade operacional. 

Em entrevista a Brasil Mineral, Rodrigo Vilela aborda os desafios enfrentados pela empresa nesse primeiro ano de retomada, as lições aprendidas nos últimos anos e o empenho e a vivência de um novo ciclo organizacional. 

Confira a íntegra da entrevista:

Video Url
Perguntas:
0:58 Quais foram, sob diversos aspectos, os principais desafios para a Samarco durante esse primeiro ano de retomada?
2:28 Do ponto de vista operacional, conte sobre as principais mudanças que precisaram ser introduzidas em termos de mina e concentração, assim como no transporte e pelotização.
7:14 De que forma o pedido de recuperação influenciou, sobretudo no contexto pandêmico de atualmente, no processo de volta da empresa?
9:16 Acerca dos processos de tratamento e estocagem de rejeitos: qual é, em termos de custo, o impacto financeiro dos novos métodos em relação aos tradicionais?
10:37 Como o Sr. avalia a performance alcançada pela Samarco nesse primeiro ano de retomada, mesmo com a capacidade reduzida?
12:19 A Samarco Realizou um trabalho muito sólido de treinamento e capacitação de pessoal para o retorno às atividades. Pode nos contar mais a fundo sobre esse trabalho? Qual sua avaliação sobre este?
14:28 A Samarco já procurou mensurar como anda a percepção que as comunidades têm sobre ela, desde que a empresa efetivamente retomou as atividades? Já se percebe alguma melhora da imagem negativa construída ao longo do tempo?
17:47 Como a Samarco tem respondido à crescente demanda de adoção de uma agenda ESG?
20:13 Que medidas a Samarco vem tomando na direção da redução da emissão de gases-estufa? Nesse sentido, a pelotização é um processo chave. Existe alguma medida adotada ou plano para torná-la mais limpa?
22:56 Como o Sr. e a Samarco avaliam o momento atual do mercado de minério de ferro, pelotas em particular, nesse ano de retomada? Como a empresa enxerga o comportamento do mercado a curto e médio prazo?
26:12 A Samarco tem um programa gradativo de retomada das atividades. Lembrando de alguns desses pontos, você acredita que a boa performance obtida desde a retomada possa eventualmente antecipar ou acelerar o cronograma da retomada, na medida que um mercado aquecido também anseia por suprir sua demanda?