Plano de Investimento de R$ 6 bilhões em MG

17/08/2021
A expectativa da companhia é gerar seis mil novos postos de trabalho diretos e indiretos no período.

 

A Gerdau anunciou plano de investimento de R$ 6 bilhões em Minas Gerais para os próximos cinco anos para modernizar, ampliar e atualizar tecnologicamente suas operações locais. A expectativa da companhia é gerar seis mil novos postos de trabalho diretos e indiretos no período. 

Os investimentos estão divididos em três eixos: crescimento, atualização tecnológica e diversificação, tendo o aprimoramento das práticas ambientais como premissa transversal ao programa anunciado. O plano de investimento contempla todas as regiões onde a Gerdau possui atuação, beneficiando dezenas de municípios mineiros, em atividades de produção de aço, mineração, produção de energia renovável e a atividade de florestas plantadas. 

Dois projetos de ampliação da produção de aço estão programados para Ouro Branco, que passará a produzir 250 mil toneladas anuais de bobinas a quente, previsto para início de 2024, além de dobrar a capacidade de produção atual de perfis estruturais para 500 mil toneladas por ano, com início da produção projetado para 2025. “A nova capacidade de bobinas a quente nos permitirá entregar aço com cada vez maior valor agregado aos nossos clientes. Por sua vez, a produção adicional de perfis estruturais, segmento no qual somos pioneiros no Brasil desde os anos 2000, está alinhada à nossa estratégia de desenvolvimento da indústria de construção metálica, contribuindo para uma maior produtividade dos segmentos imobiliário, industrial e de infraestrutura”, diz Marcos Faraco, vice-presidente da Gerdau. 

Além de Ouro Branco, os aportes serão feitos no aprimoramento de práticas ambientais e modernização tecnológica no âmbito da Indústria 4.0 de todo o seu parque industrial em Minas Gerais, incluindo as plantas localizadas nos municípios de Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas.  Para estas unidades, a Gerdau possui um plano arrojado de uso de ferramentas digitais de controle de processo e decisão, ampliação dos sistemas de automação, uso de ferramentas para ganhos de eficiência energética, aumento da eficiência hídrica e também modernização dos equipamentos de controle de emissão de particulado, o que trará impactos ambientais positivos para as comunidades vizinhas a essas operações. “Este ciclo de investimentos em Minas Gerais é parte da estratégia global de crescimento da Gerdau e reflete as nossas iniciativas de inovação e a evolução da nossa estratégia de sustentabilidade”,  afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau. 

A siderúrgica investirá também no crescimento e modernização de sua base de florestas renováveis de eucalipto, em 20%, para a produção de carvão vegetal, o chamado biorredutor, utilizado para a produção de aço, em substituição ao carvão mineral de origem fóssil. A Gerdau já possui uma base florestal, entre plantios de eucalipto e áreas de preservação, de 250 mil hectares em dezenas de municípios mineiros, o que contribui para que as operações de produção de aço da empresa tenham média de emissões de CO2 abaixo da média mundial do setor. 

Na área de mineração, a companhia irá destinar os investimentos na descaracterização da barragem dos Alemães, localizada em Ouro Preto, a adoção de tecnologias de empilhamento a seco de rejeitos e a sustentabilidade econômica da produção de minério de ferro. Com esses investimentos, a Gerdau eliminará o uso de barragens em suas operações. 

Outro investimento na linha da sustentabilidade e da diversificação dos negócios é o desenvolvimento de um parque fotovoltaico no município de Brasilândia de Minas em parceria com a Shell Brasil. As duas empresas assinaram um termo de cooperação que estabelece as premissas para a discussão e constituição de uma joint venture. Com capacidade instalada de 190MWdc, o parque Aquarii fornecerá uma parte da energia limpa para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser comercializada no mercado livre através da comercializadora de energia da Shell, a partir de 2024. “Iniciamos nossa história de confiança e parceria com Minas Gerais há 32 anos, sempre atuando de maneira sustentável e integrada por meio de nossas operações no estado. Este novo plano de investimentos representa um importante avanço em nossa estratégia de longo prazo, que tem nas unidades mineiras de produção de aços longos e planos sua grande plataforma de crescimento para os próximos anos”, completa Faraco.